Procon realiza pesquisa direcionada aos consumidores com deficiência

21/09/2022 13:06:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

O objetivo é que esse público apresente suas principais dificuldades no comércio local.

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), iniciou, nesta quarta-feira (21), Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, uma pesquisa direcionada aos consumidores com deficiência. O objetivo é que esse público apresente suas principais dificuldades no comércio local. Uma tenda foi montada no calçadão de Macaé, próximo à Sociedade Musical Nova Aurora.


Na ocasião, o secretário adjunto de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon), Gilcimar Prata, recebeu o presidente e vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL), Luis Henrique Fragoso e Alberto Borges Bittencourt, respectivamente, e explicou o objetivo da ação. "Iremos fazer um relatório com os dados da pesquisa e posteriormente enviar à Comissão de Assistência Social e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Macaé. A proposta é que elaborem leis voltadas para este público", frisou.

O presidente da CDL, Luiz Henrique, parabenizou a ação do Procon por sempre buscar ouvir a população e seus anseios. "A prefeitura, por meio de suas secretarias, sempre está atenta à população. E hoje, este trabalho do Procon só vem contribuir para o desenvolvimento do comércio macaense, que está em crescimento", pontuou.

Para Alberto, que tem seu comércio no Calçadão, o Procon tem feito um trabalho muito bom no comércio. "São ações pautadas na orientação e que vem somando com o comércio, na busca da qualidade do atendimento", disse.

A auxiliar de serviços gerais, Tânia Maria Ribeiro, que tem locomoção reduzida, participou da pesquisa. Ela contou que sente muita dificuldade para comprar em algumas lojas. "Os corredores são estreitos, alguns produtos ficam em prateleiras ou araras altas e nem sempre tem alguém da loja disponível para ajudar. Acabo deixando de comprar por essas questões", completou.

Pesquisa - A pesquisa está disponível tanto para preenchimento físico quanto online por este link.

Além da pesquisa, nesta quarta-feira até às 16h, os funcionários do Procon distribuem panfletos com orientações a respeito do direito do consumidor com deficiência. Eles também vão tirar dúvidas a respeito da temática. O Procon atende por meio do telefone (22) 2759-0801, email: atendimento.procon@macae.rj.gov.br ou presencialmente, das 9h às 16h, na sede do órgão, que fica localizada no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo).


Fotos Relacionadas