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Procon volta a atender o consumidor nesta sexta-feira

06/05/2022 13:43:00 - Jornalista: Janira Braga

Dois dias de capacitação garantem melhoria no atendimento ao consumidor

Os atendentes da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) voltam a assistir o consumidor nesta sexta-feira (6) após dois dias de treinamento interno, que abordou princípios fundamentais do Código de Defesa do Consumidor e guia prático de direitos e deveres para fornecedores e consumidores.

- Nesta sexta-feira retornamos o atendimento presencial para o consumidor. Na quinta-feira, o treinamento interno com equipe do atendimento capacita sobre o sistema, com atualizações e pequena reforma no local – pontuou o secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Gilcimar Prata.

O órgão atua na Avenida Presidente Feliciano Sodré, 466 (térreo), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (com entrega de senhas até às 16h). O telefone é (22) 2759-0801.

De acordo com a coordenadora do treinamento, Júlia Holst, cerca de 20 servidores que lidam diretamente com o consumidor participaram do curso, iniciado na quarta-feira (4), quando foi abordado atendimento e defesa do consumidor. “Nesta quinta-feira, a capacitação continua com a parte prática, utilização do sistema, após todos os conceitos explicativos”, disse.

No Guia Prático de Direitos e Deveres do Consumidor, foram abordados conceitos como consumidor, fornecedor, o que é produto, o que é serviço, direitos básicos do consumidor, como o fornecedor deve afixar os preços, a informação sobre juros em caso de parcelamento, cheques, formas de pagamento, promoção.

Além disso, outros temas abordados foram: publicidade, venda casada, nota fiscal, garantia de produtos e serviços, política de troca, direito de arrependimento, livro de reclamações, proteção contratual e Código de Defesa do Consumidor.

Gilcimar Prata destacou que a Lei Federal número 12.291/2010 não prevê a obrigatoriedade de placa indicativa, mas determina que o Código de Defesa do Consumidor fique em local visível e de fácil acesso nos estabelecimentos. “Portanto, deve haver algum tipo de identificação que possibilite ao consumidor a sua localização imediata no estabelecimento, sendo recomendável a colocação de um cartaz indicativo”, acrescentou.