Procon/Macaé faz alerta para compras por telefone

01/09/2006 15:10:49 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Propaganda enganosa e omissão de dados, além de configurar crime podem causar danos ao consumidor. O alerta é da secretaria de Defesa do Consumidor/Procon –Macaé. Um dos pontos de maior reclamação é em relação às operadoras de telefonia celular.

Segundo Eraldo Sant’Ana, atendentes de operadoras de celular deixam de prestar informações que acabam causando danos ao consumidor. “Ao fazer adquirir um serviço pelo telefone, o consumidor deve solicitar o contrato, anotar o nome do atendente”, aconselha o secretário.

Um dos casos relatados por Sant’Ana é de um consumidor que adquiriu um aparelho da TIM em julho deste ano. “A promoção oferecia gratuidade nas ligações feitas entre aparelhos da TIM. Quando a conta chegou, ele percebeu veio um valor alto na conta que só tinha ligações entre aparelhos da TIM”, conta o secretário.

Após várias reclamações, a operadora admitiu o erro e com solução propôs o parcelamento da dívida. Já com a OI foi oferecido uma concessão de bônus ao um consumidor mediante acumulação de mil pontos. Segundo Sant’Anta, o consumidor só consegui usufruir da promoção dois meses depois de ter conseguido a pontuação exigida.

O secretário lembra aos consumidores que tenham cautela nessas compras e procure se prevenir, anotando o nome do atendente, número da matrícula, para evitar futuros contratempos. A secretaria de Defesa do Consumidor /Prcon Macaé fica na rua Vereador Manoel Braga, n° 251/261 (ao lado da rodoviária) telefone 2772-6755.