Procon/Macaé orienta consumidores nas compras do Dia dos Pais

09/08/2006 17:36:23 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Formas de pagamento e qualidade do produto são os pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora de comprar o presente para o Dia dos Pais. A orientação é da secretaria da Defesa do Consumidor – Procon /Macaé.

O secretário Eraldo Sant’Ana explica que é importante que o consumidor analise a forma de pagamento, prazo, juros praticados e o valor final do produto. “Quando a compra for com pagamentos com cheques pré-datados, o consumidor deve solicitar que venha descrito na nota fiscal”, aconselha Sant’Ana, lembrando que os cheques devem ser nominais à empresa.

Em relação a roupas e sapatos, o secretário de Defesa do Consumidor orienta o consumidor a verificar se a numeração está correta e se a na etiqueta constam informações sobre o tecido e as instruções de lavagem. Já as compras feitas pela Internet, Sant’Ana reforça que todas devem vir, quando for o caso, acompanhadas por um manual em português e o certificado de garantia.

- Mas o imprescindível é pedir a nota fiscal da mercadoria, só assim será possível efetuar a troca, caso haja necessidade”, frisa o secretário, acrescentando que produtos perecíveis como perfumes e bebidas têm o prazo de 30 dias para troca, outras como tênis, celular, roupas são 90 dias.

Para uma compra tranqüila, Eraldo dá algumas dicas. “Antes de qualquer compra, pesquise e procure conferir o preço a prazo, à vista e os juros aplicados no caso de parcelamento ou atraso nas prestações”, sugere. Sant’Ana destaca também que todas as informações sobre o produto devem estar em língua portuguesa.

O teste em aparelhos eletrônicos e demonstração de funcionamento, segundo o secretario, deve ser feito antes da compra. Em relação a esses produtos, é importante observar a rede de assistência técnica e o manual de garantia.

O secretário de Defesa do Consumidor destaca que as lojas não são obrigadas a fazer a troca de produtos por causa da cor, tamanho ou gosto. “Isso é liberalidade do estabelecimento, seja em casos de compras de CD’s, DVD’s ou vídeos”.

Procedimentos semelhantes devem ser adotados nas compras de aparelho celular, em caso de troca. “Se houver comprometimento do estabelecimento nesse sentido, que seja escrito na nota fiscal, recibo ou qualquer outro comprovante de compra”, afirma o secretário. De acordo com Sant’Ana, o produto tem que está lacrado e, dentro da embalagem original, com a relação da rede de assistência técnica, manual e temo de garantia.

A secretaria de Defesa do Consumidor de Macaé/ Procon fica na rua vereador Manuel Braga, 251/261, ao lado da rodoviária. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é 2772-6755.