Cerca de 700 alunos de seis escolas municipais participarão na próxima terça-feira (04) da entrega de certificados do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). Os certificados serão entregues aos alunos das turmas do 5º ano das escolas municipais Zelita Rocha, José Kalil Filho, Jacyra Tavares Duval, Neusa Brizola e Renato Martins. A solenidade vai acontecer às 9h, no Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola.
O Proerd é uma parceria entre o 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. Durante todo ano letivo, a equipe de instrutores do programa desenvolveu ações, como palestras, peças teatrais, dinâmicas além de abordagens de 17 eixos temáticos de um livro que destaca prevenção em relação a temas como bullying, violência e drogas. Durante as atividades foram destacados assuntos como “tomada de decisões”, “dizer não às drogas”, “autoestima”, “prática de atividades em prol da qualidade de vida”, “como enfrentar a tensões” e “escolhas de vida”.
Todas as temáticas têm respaldo do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), previsto na Lei 8.069/90. Para o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, o Proerd é de muito importante para os estudantes do ensino municipal:
– Este programa se volta para reflexões, prevenção e a educação para a paz que tanto priorizamos. O Proerd é mais um fator que se destina a prevenção e proteção. Tudo isso, em prol da valorização da vida dos alunos. Assim, podemos contribuir com a formação da cidadania e dos valores. Parcerias com instituições como a Polícia Militar, contribuem para manter as crianças e jovens cautelosos e longe de perigos, como as drogas e a violência – diz.
O programa teve encontros que enfatizaram questões como segurança pessoal, segurança no trânsito, cuidados com pessoas estranhas, o que fazer no caso de se perder em locais desconhecidos, memorização de telefone e endereço, cuidados com remédios e produtos de limpeza em casa, dentre outros assuntos.
Para o instrutor do Proerd, o sargento Yassuda Kobayashi, as lições transmitidas aos estudantes durante o programa é uma semente plantada, que visa o apoio e orientação dos estudantes e familiares:
– A orientação dos alunos do município é essencial e o batalhão fica feliz em poder dar a sua contribuição. A iniciativa da equipe responsável pelo Proerd em Macaé visa manter o bem-estar social, atuando estrategicamente na prevenção da criminalidade, o que acarreta na redução dos índices de violência e criminalidade, especialmente com a diminuição do uso abusivo de drogas – salienta.
Já a subsecretária de Educação na Cultura, Saúde, Esporte e Meio Ambiente afirma que ações preventivas como a do Proerd são fundamentais para transformar os alunos em multiplicadores de informações. “Este é mais um programa que envolve os estudantes de forma a levar reflexões e orientações para familiares e amigos. Este compartilhamento de informações é fundamental”, finaliza Cláudia Márcia Alves.