E-book estará disponível a partir do próximo dia 15
Cada vez mais a rede municipal evidencia talentos em seu quadro de professores e estudantes. Entre eles está o professor de Língua Portuguesa e mestre em Ciência da Arte, Rodrigo da Costa Araújo. A partir do dia 15 deste mês, ele vai lançar o livro (também no formato e-book) "Caligrafias e escrituras de Ana Hatherly". A edição, com 45 páginas, abrange arte e poesia. Para acessar, basta clicar aqui.
A obra, direcionada para amantes das artes plásticas e literatura, destaca a escrita e a imagem do trabalho poético-visual da artista e poetisa portuguesa. A escritora Ana Hatherly é reconhecida internacionalmente e manteve amizades com brasileiros ligados à poesia concreta.
Apaixonado pelas artes, Rodrigo resolveu se dedicar à leitura na pandemia, período em que se aprofundou na produção sobre Ana Hatherly e participou de uma chamada pública da Editora Caravana. Dos 200 candidatos, Rodrigo Costa foi um dos 70 selecionados.
O professor atua há 27 anos na rede municipal - 10 deles são dedicados ao Pré-Vestibular Social. "Dou aula de Redação. O projeto do Pré-Vestibular Social é apaixonante. Tenho muito orgulho de poder contribuir na preparação do Enem e outros vestibulares", ressalta.
Para este ano de 2022, ele está preparando, junto com a professora Cremilda Barreto, o livro "Leitura em Educação volume II", que vai retratar assuntos variados da área da Educação como gênero e educação, literatura infantil e Paulo Freire, e a Pedagogia. "Estou feliz em poder lançar o e-book e o livro. Estamos vivendo em um momento tão singular e, daí, a importância para divulgar a literatura e poesia", ressalta o professor.
Rodrigo da Costa também é coautor das coletâneas "Literatura e Interfaces", "Leituras em Educação" (2011) e "Literatura Infantojuvenil: diabruras, imaginação e deleite" (2019), todas lançadas pela Editora Opção.
Múltipla artista
Ana Hatherly (nascida na cidade do Porto em 1929) é uma poetisa, ensaísta, investigadora, tradutora, professora universitária e artista plástica portuguesa. Ela faleceu no ano de 2015. Se destacou com o grupo da Poesia Experimental Portuguesa nos anos 60 e 70 com uma extensa bibliografia poética e ensaística. Dedicou-se também à investigação e divulgação da literatura portuguesa do período barroco, tendo fundado as revistas.
Em 1978 foi agraciada pela Academia Brasileira de Filologia do Rio de Janeiro com a medalha Oskar Nobiling, por serviços distintos no campo da literatura. Em 1998 obteve o Grande Prémio de Ensaio Literário da Associação Portuguesa de Escritores; em 1999, o Prémio de Poesia do P.E.N. Clube Português; em 2003, o Prémio de Poesia Evelyne Encelot, em França; e o Prémio Hannibal Lucic, na Croácia.
Paralelamente tem uma carreira como artista plástica, iniciada nos anos 60, com um extenso número de exposições individuais e coletivas. Suas obras estão incluídas nos principais Museus de Arte Contemporânea portugueses e em coleções privadas nacionais e estrangeiras.