Foto: Chris Costa
Prefeitura prepara plano de cargos e salários do professor e ressalta combate de trabalho à evasão escolar
A valorização dos professores da rede municipal de ensino foi uma das metas para o ano de 2011, apresentadas pelo secretário de Educação, Guto Garcia, durante o Encontro Municipal de Profissionais da Educação. O evento foi realizado nesta quinta-feira (3), no auditório da Cidade Universitária e contou com a presença de professores, diretores e autoridades.
Para Guto, a valorização do professor é um dos projetos mais importantes da secretaria.
- Todas as nossas metas e projetos dependem do empenho do professor para sua concretização. Sou professor e sei como é a realidade desse profissional. Por isso estamos fazendo junto com a secretária de Administração, Carla Mussi, a revisão do Plano de Cargos e Salários, que prevê possibilidade de progressão diferenciada para o professor que prosseguir com os estudos, comentou.
Também valorizaram a importância do professor na educação do aluno o juiz da Vara de Infância e Adolescência, Felipe Teixeira e a promotora, Mariana Luiza de Vasconcelos Zampieri que ressaltaram o papel deste profissional no combate à evasão escolar.
- Mais de 80% dos adolescentes infratores estão fora das escolas. Esses serão mortos prematuramente ou cometerão atos de violência. Eu só aponto do caminho deste jovem, mas vocês, professores, e os familiares são o caminho, ressaltou o juiz, ressaltando que o ministério Público está de portas abertas para receber os professores e tentar ajudar no máximo a reduzir a evasão escolar.
A coordenadora do Projeto de Combate à Evasão Escolar, Miriam Reid, ressaltou a necessidade de que sejam tomadas ações imediatas para redução do problema.
- Pesquisas indicam que, apenas este ano, a violência matará 33 mil adolescentes no país. É importante refletirmos que, quando a criança abandona a escola, todo o futuro dela é comprometido, comentou.
O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, que representou o prefeito Riverton Mussi no encontro, aproveitou a oportunidade para se colocar à disposição no que for necessário. “Não só em relação ao passe escolar, mas no que pudermos ajudar”, comentou, lembrando mais uma vez, que o professor é peça fundamental na formação dos jovens.
Já o vereador Júlio Cesar Barros falou sobre o projeto de combate à pedofilia e da importância de cada um dos presentes na fiscalização não só da violência contra o jovem, mas na redução da evasão escolar.
- É preciso que vocês se empenhem e denunciem ao conselho tutelar os faltosos, para que possa ser averiguado o porquê desta falta e sejam tomadas as medidas cabíveis, ressaltou.
Durante o encontro, o secretário Guto Garcia também apresentou o plano de metas da Educação para 2011, que tem como principais pontos alfabetizar todas as crianças até oito anos; todo aluno com aprendizado adequado à sua série; plano de metas de cargos e salários; aumento do IDEB, diminuição da evasão escolar e o Projeto Analfabetismo Zero.