logo

Professora da rede municipal é aprovada para bolsa no exterior

10/05/2011 08:43:44 - Jornalista: Assessoria Educação

Mais uma professora da rede municipal foi aprovada no programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do governo federal. A Capes concede bolsas de estudo no exterior em complemento aos esforços dos cursos de pós-graduação no Brasil e também atua na formação de professores da educação básica. O programa é resultado da parceria entre a Capes e o Instituto de Educação da Universidade de Londres (IOF) para promover a capacitação de docentes de Língua Inglesa vinculados à rede pública.

A professora do C. M. Botafogo, Jaqueline Santos, foi aprovada para o curso de Inglês como Língua Estrangeira na Universidade de Londres, onde, durante quatro semanas, participará do módulo de mestrado “Estratégias em sala de aula para o ensino de língua estrangeira”. Para o secretário de Educação, Guto Garcia, o apoio a parcerias como estas são fundamentais para o avanço da educação no município:

- O avanço na educação passa pela valorização e pela formação continuada destes profissionais. A secretaria reconhece a importância e apoia ações que oferecem ao professor a possibilidade e enriquecer o seu conhecimento, diz Guto.

Para ser uma das escolhidas, a professora produziu uma redação sobre o tema “Acredita que o conhecimento linguístico e pedagógico ajuda no ensino da língua estrangeira?”. Além disso, enviou seu currículo e passou por uma entrevista até ser aprovada:

- Gostaria de destacar o apoio que tive da prefeitura, da coordenação da Semed e da direção da Escola Botafogo, onde trabalho há sete anos. O conhecimento adquirido através do programa vai me permitir elaborar, com a supervisão da Universidade de Londres, um projeto de trabalho a ser desenvolvido com seus alunos e professores, para a prefeitura e para a própria universidade, diz Jaqueline Santos.

A Capes concede bolsas de estudo no exterior com o objetivo de alimentar o meio acadêmico e de pesquisa do país com recursos humanos de alto nível. Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica, ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior:

- Esta é a segunda aprovação de professores do município. Neste ano, outra bolsa para a Universidade do Oregon, nos Estados Unidos, foi concedida a uma professora da rede municipal, o que é bastante significativo, e serve de estímulo para que outros também participem dos próximos processos de seleção, fala a subsecretaria de Ensino Fundamental, Gelda Tavares.

A coordenadora de Língua Inglesa da Semed, Liliane Fonseca, também se mostrou bastante satisfeita por um trabalho de Macaé ser aprovado para ganhar uma das bolsas de estudos: “O Brasil inteiro concorreu por 22 vagas e a professora Jaqueline, com todo apoio da Secretaria de Educação, conseguiu ganhar. Macaé foi contemplada duas vezes, mesmo com um número muito grande de participantes”, finaliza Liliane.