Foto: João Barreto
Cerca de 480 alunos são beneficiados pelo Atendimento Educacional Especializado.
Com a finalidade de melhor esclarecer os orientadores educacionais e professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de ensino, representantes da coordenação do Benefício da Prestação Continuada (BPC) da subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência se reuniram nesta quarta-feira (4) no auditório da secretaria de Educação. A subsecretaria é vinculada à secretaria de Desenvolvimento Social - a equipe pedagógica da Educação Especial também participou da reunião.
Segundo o censo, cerca de 480 alunos são beneficiados pelo Atendimento Educacional Especializado. Além disso, a Coordenação das Salas de Recursos Multifuncionais atende os professores.
Os alunos que recebem a equipe de Educação Especializada nas 45 salas de recursos multifuncionais da rede municipal apresentam deficiência de natureza física, neurológica, sensorial, transtornos globais como autismo e síndrome do espectro autismo e superdotação. Não são incluídos neste serviço os estudantes com dislexia e hiperatividade. Uma das novidades do ensino municipal é que três estudantes que apresentam deficiência visual, intelectual e física iniciam na próxima segunda-feira (9) curso de informática no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP).
Entre as prioridades do trabalho da equipe da rede municipal de ensino estão a frequência dos alunos do Atendimento de Educação Especializada, a importância dos laudos clínicos ou hipótese diagnóstica, e posterior relatório sobre o desenvolvimento dos estudantes. Em caso de identificação de algum aluno que não apresenta o perfil para ser assistido pelo atendimento especializado, as secretarias de Educação e Assistência Social encaminham para outros setores educacionais e de saúde.
Durante o encontro, entre os assuntos enfocados estiveram o monitoramento das atividades pedagógicas na Educação Especial e a aplicação do questionário de identificação de barreiras de acesso à escola. A permanência na escola das pessoas com deficiência para o recebimento do Benefício de Prestação Continuada na Escola (BPC-Escola) também foi abordada. O município atende cerca de 3 mil beneficiados, entre idosos e deficientes. Já o BPC na Escola, que é dirigido às unidades de ensino, atende cerca de 300 alunos.
A coordenadora do BPC no município, Eliana Félix, afirmou que é necessário saber se a família conta com integrante que receba BPC e como está sendo atendida. “O questionário conta com 119 questões. Desta forma, é importante que os professores saibam como preencher o documento para que o aluno seja atendido de maneira adequada”, ressaltou.
Além do BPC-Escola, a equipe da secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiente, assinalou a importância do trabalho da rede integrada de saúde voltada para criança e adolescente. A intenção é que os profissionais da educação sejam multiplicadores de informação.