Os profissionais, que atuam com turmas multisseriadas, que integram crianças de séries diferentes na mesma sala de aula, participarão do curso de Formação Continuada que tem previsão de início para o dia 6 de julho, se estendendo até o mês de dezembro com encontros mensais. O curso vai abordar a temática “Tecnologia Educacional” e terá uma programação de 40 horas, desenvolvida em parceria com o Núcleo de Tecnologia Municipal de Macaé. A proposta com isso, é que estes professores possam melhor utilizar a tecnologia na educação de campo.
De acordo com subsecretária de Educação Fundamental, Gelda Tavares, com o desenvolvimento do módulo voltado para a tecnologia, “a intenção é que os professores utilizem da melhor forma recursos como computadores para promover a qualidade do ensino e a consequente familiarização dos alunos diante da informática”, afirmou.
O Programa Escola Ativa conta com professores, que estão participando de Microcentros, encontros que são realizados uma vez ao mês para a troca de experiências, planejamento pedagógico e recebimento de dúvidas e sugestões. No cronograma do módulo, nove professores vão receber informações sobre assuntos como “O uso das tecnologias educacionais nas escolas do campo” e “ Uso da Internet no processo ensino-aprendizagem”.
Segundo a coordenadora do Programa Escola Ativa, Ana Dutra, o objetivo do módulo “é contribuir para que os professores entendam e usem as tecnologias de informação e comunicação diante da prática cotidiana nas turmas multisseriadas”, disse.
Implementado desde o início do ano letivo, o Programa Escola Ativa, promovido pelo Ministério da Educação e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, tem a finalidade de minimizar a distorção série-idade e desenvolver o processo de aceleração de aprendizagem e escolaridade dos alunos do 1° ao 5° ano de escolaridade. Mais de 170 estudantes das escolas da zona rural da rede municipal são atendidos pelo programa atualmente.
Outro objetivo é evitar o êxodo no meio rural, pois a quantidade reduzida de alunos no campo impede a formação de turmas individuais de cada série. Com as classes multisseriadas, os alunos estudam juntos e não precisam se deslocar para frequentar escolas em meio urbano.
O Escola Ativa é desenvolvido nas unidades municipais situadas na Serra de Macaé. São elas as escolas municipais Duas Barras (Glicério); Aterrado do Imburo (Imburo); Crubixais de Cima (Frade); Boa Alegria (Sana); Madressilva ( Trapiche), Joaquim Breves ( Sana); Zélia Souza Aguiar (Areia Branca); Carlos Gaspar (Sana); Augusta Franco (Bicuda Pequena) e São Sebastião dos Quarenta (Imburo).