logo

Professores da Escola Ativa participarão de curso de inclusão digital

22/06/2011 18:10:24 - Jornalista: Joice Trindade

Os profissionais, que atuam com turmas multisseriadas, que integram crianças de séries diferentes na mesma sala de aula, participarão do curso de Formação Continuada que tem previsão de início para o dia 6 de julho, se estendendo até o mês de dezembro com encontros mensais. O curso vai abordar a temática “Tecnologia Educacional” e terá uma programação de 40 horas, desenvolvida em parceria com o Núcleo de Tecnologia Municipal de Macaé. A proposta com isso, é que estes professores possam melhor utilizar a tecnologia na educação de campo.

De acordo com subsecretária de Educação Fundamental, Gelda Tavares, com o desenvolvimento do módulo voltado para a tecnologia, “a intenção é que os professores utilizem da melhor forma recursos como computadores para promover a qualidade do ensino e a consequente familiarização dos alunos diante da informática”, afirmou.

O Programa Escola Ativa conta com professores, que estão participando de Microcentros, encontros que são realizados uma vez ao mês para a troca de experiências, planejamento pedagógico e recebimento de dúvidas e sugestões. No cronograma do módulo, nove professores vão receber informações sobre assuntos como “O uso das tecnologias educacionais nas escolas do campo” e “ Uso da Internet no processo ensino-aprendizagem”.

Segundo a coordenadora do Programa Escola Ativa, Ana Dutra, o objetivo do módulo “é contribuir para que os professores entendam e usem as tecnologias de informação e comunicação diante da prática cotidiana nas turmas multisseriadas”, disse.

Implementado desde o início do ano letivo, o Programa Escola Ativa, promovido pelo Ministério da Educação e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, tem a finalidade de minimizar a distorção série-idade e desenvolver o processo de aceleração de aprendizagem e escolaridade dos alunos do 1° ao 5° ano de escolaridade. Mais de 170 estudantes das escolas da zona rural da rede municipal são atendidos pelo programa atualmente.

Outro objetivo é evitar o êxodo no meio rural, pois a quantidade reduzida de alunos no campo impede a formação de turmas individuais de cada série. Com as classes multisseriadas, os alunos estudam juntos e não precisam se deslocar para frequentar escolas em meio urbano.

O Escola Ativa é desenvolvido nas unidades municipais situadas na Serra de Macaé. São elas as escolas municipais Duas Barras (Glicério); Aterrado do Imburo (Imburo); Crubixais de Cima (Frade); Boa Alegria (Sana); Madressilva ( Trapiche), Joaquim Breves ( Sana); Zélia Souza Aguiar (Areia Branca); Carlos Gaspar (Sana); Augusta Franco (Bicuda Pequena) e São Sebastião dos Quarenta (Imburo).