As diretoras e coordenadoras dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estiveram na tarde de segunda-feira (14), reunidas com representantes da secretaria Especial de Educação (Semed) e da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária. O objetivo do encontro foi verificar a possibilidade de serem estabelecidos convênios para a implantação dos cursos em Macaé.
Durante a reunião, foi proposto que fossem firmados convênios com a Semed no sentido de integrá-la à formação dos alunos da universidade. “Na Enfermagem realizamos um trabalho de comunidades sadias desde o primeiro semestre, quando os nossos alunos estagiam em escolas do primeiro grau, e no segundo semestre em escolas do ensino médio. Durante a estada destes estudantes é realizada uma série de trabalhos relacionados à saúde escolar como diagnóstico de ambiente, do aluno, levantamento de familiares, entre outros. Esses dados são utilizados para realizar diagnósticos e planos de internvenção”, explicou Maria Antonieta Rubio Tyrrel, diretora da Escola de Enfermagem Ana Nery, da UFRJ.
De acordo com Gelda Rodrigues, secretária Executiva Técnica da Semed, é muito interessante a proposta de trabalho em conjunto com a universidade. “Vejo grandes possibilidades de sucesso nesta forma de trabalho. Acho que será produtivo para nós a parceria, no sentido de ajudar a melhorar a o serviço que já prestamos na educação. Os estagiários de Nutrição poderão nos auxiliar no controle e qualidade da alimentação, enquanto os de Enfermagem irão nos ajudar na saúde escolar”, afirmou, lembrando que, hoje, a educação do município possui 48 escolas funcionando em tempo integral, e que em breve esse número aumentará para 71.
O presidente da Funemac, Joelson Tavares, lembrou que o acordo poderá ser firmado entre a reitoria da universidade e a prefeitura, de forma que esta última disponibilize suas estruturas para o funcionamento do curso. "Dessa forma, outros setores e autarquias e secretarias passariam a se tornar automaticamente parceiras neste processo”, ressaltou.
Já Elizabeth Accioly lembrou que o curso de Nutrição só precisará de estágios no último período. “No entanto, durante os outros períodos poderemos desenvolver projetos na cidade, que integrem a sociedade à academia”, comentou.