logo

Professores da UFRJ se reúnem para criar grupo de coleta seletiva

30/04/2008 18:10:27 - Jornalista: Graziele de Marco

Ajudar moradores da comunidade do Lagomar a criar uma cooperativa de catadores de lixo. Este foi o objetivo da reunião realizada com professores da Universidade Federal Do Rio de Janeiro (UFRJ) e os moradores do bairro, nesta quarta-feira (30), às 14h, na Incubadora de Empreendimentos.

Durante o encontro, o morador do Lagomar Waltemir Medeiros apresentou seu desejo de colaborar a preservar o meio ambiente, mobilizando a comunidade a realizar reciclagem de lixo. “O retorno para as fábricas é muito importante para reutilização dos materiais. A reciclagem, além de ajudar o meio ambiente, também pode apresenta uma fonte de renda para as pessoas”, afirmou.

A coordenadora de extensão da UFRJ, Rojane Fiedler, lembrou que iniciativas como esta devem ser encorajadas. “Vamos fazer todo o possível para auxiliar neste processo. Temos a experiência da implantação da reciclagem no Fundão e podemos ajudar com o nosso conhecimento. Além disso, precisaremos fazer esta reciclagem também aqui em Macaé e contaremos do auxílio de cooperativas como essa”, explicou.

A gerente executiva da Incubadora de Empreendimentos, Maria Amélia Gonçalves, lembrou que também é preciso pensar o destino do material coletado. “Precisaremos pensar em termos logísticos, como espaço para armazenamento e esteira para triagem”, comentou.

Já o gerente de SMS da Petrobras, Leo Zimerman, lembrou as dificuldades para a implantação do projeto. “Tem que ser pensado, antes de tudo, a viabilidade econômica de implantação deste projeto. Se não houver um volume grande de material coletado, não haverá o retorno esperado. Além disso, é preciso envolver toda a comunidade na ação”, completou.

Os presentes decidiram marcar novas reuniões para começar a elaborar o projeto para sua aplicação e para a busca de parcerias. Participaram do encontro professores do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense, o coordenador de extensão da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Dauro Franco; a gerente executiva da Incubadora de Empreendimentos Maria Amélia Gonçalves, além de representantes da comunidade do Lagomar.