Foto: Divulgação
Objetivo é formar professores da educação infantil para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com as linguagens oral e escrita, em creches e pré-escolas
A Superintendência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação está mediando, nesta semana, o curso Leitura e Escrita na Educação Infantil através das Formadoras Municipais do Programa Federal Criança Alfabetizada.
O objetivo é formar professoras da educação infantil para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com as linguagens oral e escrita, em creches e pré-escolas.
De acordo com a Superintendente de Educação Infantil de Macaé, Mariana Duarte, professoras de trinta escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino estão realizando o curso. Mariana pontuou que a Resolução número 5 de 17 de dezembro de 2009 estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil.
No artigo nono, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular de educação infantil devem ter como eixos norteadores as interações e brincadeiras, garantindo experiências que favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão gestual, verbal, plástica, dramática e musical.
Também na resolução número cinco que estabelece as diretrizes curriculares, a orientação é possibilitar às crianças experiências de narrativas de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
Os encontros presenciais acontecerão quinzenalmente, até o mês de dezembro do corrente ano letivo, dentro da carga horária de trabalho das professoras, já que possuem CH reservada para formação, planejamento e avaliação, de acordo com a lei do piso.