Cerca de 470 estudantes dos 1° ao 9° anos de escolaridade da rede municipal de ensino fazem parte das turmas do programa de Correção de Fluxo no Ensino Fundamental. Para melhor atender a estes alunos, a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está promovendo cursos de Formação Continuada com os professores que atuam no projeto. Os cursos acontecem toda terça-feira para 14 professores do 1° ao 5° anos de escolaridade. Já os 16 profissionais do 6° ao 9° anos fazem parte dos encontros quinzenalmente.
Na terça-feira (3), a Coordenação de Ensino Fundamental da Semed recebeu os profissionais de ensino. Na pauta eles debateram estratégias pedagógicas dos temas “Campos aditivos e multiplicativos da Matemática” e “Intervenção na Produção Textual”. O próximo curso direcionado para o 6° ao 9° anos será no próximo dia 12.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a integração dos professores do Programa de Correção de Fluxo tem como objetivo enriquecer e atualizar os participantes com conhecimentos que estão sendo implementados na teoria e prática pedagógica. “Estamos satisfeitos com o programa, que também visa melhorar a qualidade do processo ensino- aprendizagem”, disse.
Satisfeita, a professora do programa, Kely Cristina Oliveira da Silva, afirmou que os encontros estão fornecendo subsídios importantes para o dia-a-dia na sala de aula. “Atuar na sala de correção de fluxo é um desafio, mas, sem dúvida, depois que comecei a participar do “Formação Continuada”, na Semed, repensei minha prática na sala de aula e meus valores. Tive meus pensamentos e conhecimentos renovados”, contou.
Na avaliação da coordenadora do programa, Waldelúcia Wagner, o programa está atendendo as expectativas. “Todos os assuntos abordados nos encontros direcionados aos professores são cuidadosamente escolhidos para contribuir no planejamento pedagógico que acontece nas escolas. Um dos exemplos é que estamos desenvolvendo dois momentos aos professores do 6° ao 9º anos de escolaridade com enfoque no que será avaliado na Prova Brasil, avaliação de Português e Matemática, que está prevista para ser aplicada no mês de novembro”, destacou ao completar que estão sendo abordados métodos pedagógicos auxiliares para apoiar os conteúdos programáticos.
Ação - O objetivo do “Correção de Fluxo” é minimizar a defasagem idade/série e dos alunos. O programa abrange sete escolas do 1° ao 5° anos e quatro do 6° ao 9º anos. O Programa de Correção de Fluxo no Ensino Fundamental segue uma matriz de referência curricular. Para os alunos do 1º e 5º anos, as atividades são desenvolvidas no turno regular, durante cinco horas diárias. Elas são implementadas de forma interdisciplinar e têm como objetivo a integração de conhecimentos ao longo dos 200 dias letivos/1000 horas anuais.
Já para os alunos do 6º ao 9º anos, as atividades são realizadas também no turno regular, durante seis horas diárias, com o objetivo principal de que haja interação entre as linguagens como Português, Inglês, História, Geografia, Matemática, Ciências, além de Artes a partir da abordagem dos conteúdos específicos de várias disciplinas.