Professores da rede municipal de ensino de Macaé encerraram nesta quarta-feira (20) o mini-curso de Construção de Brinquedos para brincadeiras e jogos com sucata. Com duração de 30 horas, o curso foi destinado aos professores e auxiliares de ensino da Educação Básica. Os trabalhos desenvolvidos durante as aulas por professores e alunos foram apresentados no auditório da Secretaria de Educação.
Segundo a coordenadora do curso, Roseli Bento Wagner Ramos, as aulas exercitam a criatividade de professores e alunos. “A partir do que foi ensinado, o professor passa a criar novos jogos e brincadeiras. Essa é uma forma de fugir do estereótipo dos brinquedos prontos e valorizar a cultura do aluno”, comentou a coordenadora.
De acordo com ela, com a revolução da sociedade, os brinquedos eletrônicos surgiram e estão substituindo os brinquedos antigos. “Sabemos que a Educação Infantil, mas precisamente até os 6 e 7 anos, é crucial para a formação da personalidade das crianças deixando marcas que elas levarão consigo para toda vida. A sucata resgata as brincadeiras antigas, pois o prazer, a criatividade e a boa formação que esses jogos proporcionam não podem ser relegados a um segundo plano e nem substituídos por jogos eletrônicos”, comentou a coordenadora.
O objetivo do curso foi fazer com que o professor entenda que, permitindo que a criança crie seu próprio brinquedo, está lhe dando a oportunidade de desenvolvimento de sua criatividade e a construção dos conhecimentos nas diversas linguagens. “Com isso, o aluno estará resgatando a sua cultura, despertando emoções, adquirindo responsabilidade e valorizando o seu próprio jogo e brinquedo”, disse a coordenadora.
Ministrado desde setembro, em 10 encontros de três horas, o curso abordou temas como as funções do brinquedo e o trabalho na pré-escola, a importância do uso da sucata na confecção de jogos, a construção de brinquedos e jogos com regras.