Foto: Divulgação
Encontro foi direcionado aos professores orientadores das escolas da rede municipal, no auditório do Senai
A equipe da coordenação pedagógica da Superintendência de Educação Infantil da secretaria de Educação realizou nesta quarta-feira (27) reunião de formação. O encontro foi direcionado aos professores orientadores (POs) das escolas da rede municipal, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O foco do estudo foi a implementação do currículo da Educação Infantil, com o objetivo de consolidar uma concepção da criança seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais. O próximo encontro acontecerá no dia 24 de abril, na Cidade Universitária.
O encontro teve como proposta promover o estudo sobre dúvidas e questionamentos apontados pelos professores durante a Formação, realizada de 18 a 22 de março na Cidade Universitária; documentação pedagógica - escuta da criança; esclarecimentos sobre o tema abordado; e no final, a solicitação da troca de experiências de sucesso nas unidades escolares da rede municipal, por meio de compartilhamento de fotos e relatos dos professores.
Umas das professoras orientadoras participantes do encontro, Elizabeth Pinto Mendes, da Escola Municipal de Educação Infantil Leda Lêdo (Centro), destacou o trabalho da escuta da criança sendo muito importante, por ser uma forma de garantir o protagonismo dos alunos dentro do planejamento dos professores.
"A escuta da criança torna o planejamento muito mais significativo, uma vez que revela a curiosidade da criança. Temos um exemplo de uma professora cuja turma despertou a curiosidade sobre os dinossauros, envolvendo a família com pesquisas e a confecção de uma cauda de dinossauro, usada por uma das meninas por toda a unidade escolar. Outra escuta também muito interessante foi sobre o interesse dos alunos em conhecer um caminhão de lixo. Já entramos em contato com a empresa que executa esse serviço no município para agendarmos uma visita da turma e iniciarmos o projeto", explicou.
A Coordenadora da Superintendência da secretaria de Educação, Bárbara Francisca de Lemos, ressaltou a importância dessa formação para as professores orientadores da rede como forma de fortalecimento da sua própria prática e sensibilização em relação ao professor, no processo da escuta da criança.
"As professoras orientadoras são as responsáveis por compartilhar todas as orientações daqui da Coordenação de Educação Infantil nas escolas, por isso é tão importante que elas saíam daqui seguras e embasadas nesse assunto, para que fortaleça e sensibilize o professor. E para isso acontecer, é importantíssimo que elas se formem, estudem e tenham embasamento teórico para essa prática de acompanhamento realizado na escola", salientou a Coordenadora.