Aproximadamente 60 profissionais da rede municipal de Educação que atuam nas escolas do Ensino Fundamental participaram, nesta quarta-feira (28) do “Conpet na Escola”. A proposta das oficinas é trabalhar com os educadores os conceitos de energia, meio ambiente e sociedade e seus inter-relacionamentos, de maneira dinâmica e inovadora, propondo uma reeducação de hábitos e costumes para os estudantes. O encontro aconteceu no Lagos Copa Hotel, que fica no bairro Imbetiba.
As Oficinas tiveram duração de oito horas, em que foram abordados os seguintes temas: “O petróleo: cadeia de exploração, produção, refino e distribuição de petróleo e seus derivados”, “Geopolítica do petróleo”, “Energias Alternativas”, “O impacto ambiental para produção de energia” e “Implantação do conteúdo do Conpet nas escolas”.
Durante o dia, os profissionais receberam as informações por meio de vídeos educativos e de debates sobre os temas. Já à tarde, eles participaram de dinâmicas e oficinas, onde tiveram a oportunidade de elaborar e apresentar projetos. Além disso, eles ainda receberam um material que continha apostila e um DVD com temas transversais. Tudo para que os educadores transmitam as informações aos seus alunos, incorporando-as ao conteúdo programático de suas disciplinas:
- Macaé é um município que recebe os ônus e os bônus do desenvolvimento que a cadeia do petróleo propicia. Por isso é tão importante que se criem estratégias para que nós, que também fazemos parte de tudo isso, possamos contribuir para uma exploração responsável, que valorize a qualidade de vida e a sustentabilidade. Ao participar destas oficinas, os educadores poderão fazer o seu papel de multiplicadores junto aos alunos, para que, cada vez mais, se incentive essa consciência do respeito ao meio ambiente – disse a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia.
Para Armindo Neto, que atua no Ciep Maringá, as oficinas do “Conpet na Escola” cumpriram o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da racionalização do uso dos derivados do petróleo e do gás natural: “É importante para incentivarmos nos alunos conhecimentos que serão usados durante a vida inteira. Se conseguirmos trabalhar hábitos mais corretos com as crianças desde a Educação Infantil ajudaremos a criar cidadãos preocupados com a sua vida, de sua família e de toda sociedade”, afirmou.
Já Rafaela Pezarino, que atua no Ancyra Gonçalves Pimentel, o conteúdo do “Conpet na Escola” permite que uma rede do comunicação sobre o uso eficiente dos derivados de petróleo e do gás natural: “A educação ambiental visa mudanças de comportamento, para que, com isso, os alunos possam passar o conhecimento a suas famílias e as comunidades nas quais estão inseridos”, completou.
O Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet) foi Criado por Decreto Presidencial em 18 de julho de 1991 e tem a Petrobas como responsável pela Secretaria Executiva do Programa, fornecendo apoio de infra-estrutura administrativa, suporte técnico e financeiro na sua execução. O Conpet desenvolveu o projeto específico para a área educacional em 1992, por meio de parceria entre o Ministério de Minas e Energia e o Ministério da Educação, visando somar esforços, dividir experiências, diminuir obstáculos e multiplicar informações.