Professores da rede municipal de ensino participaram do encontro do programa Pró-Letramento, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. Desta vez as atividades, que aconteceram nesta segunda-feira, das 13h às17h, foram voltadas para o ensino da Matemática, visando que a aprendizagem da matéria aconteça de forma diferente para evitar preconceitos e barreiras que podem surgir com relação à disciplina.
O Pró-Letramento é um programa de formação continuada, voltado à melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita em Língua Portuguesa e Matemática, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O programa é realizado em Macaé desde 2007.
- Através do programa Pró-Letramento, os conteúdos na área de linguagem envolvem tanto o conhecimento específico da língua quanto a abordagem que entende a língua como prática social. Da mesma forma ocorre com a matemática, em que são necessários mecanismos para que os alunos consigam desenvolver o raciocínio e a noção de lógica de maneira mais fácil. Todos estes recursos são muito importantes para o desenvolvimento do estudante – disse a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
O Pró-Letramento em Matemática prevê a utilização do princípio da problematização dos conteúdos e das práticas cotidianas dos professores para o ensino da disciplina. Para isso, busca significar práticas e conteúdos, por meio de novos enfoques para o ensino. Para isso o programa se utiliza de pequenos grupos de estudos, com atividades presenciais, e a distância, com atividades individuais. Cada cursista recebeu um kit de material contendo um Guia do curso e oito fascículos para compor o seu processo do estudo.
Para Cristiane de Souza, que atua com o programa de Correção Fluxo no Ciep Leonel Brizola, o que está sendo aprendido por ela lhe garante uma base muito boa para formar o aluno, compartilhando a ideia de que a matemática pode ser divertida e, consequentemente, pode despertar o interesse nos estudantes: “O Pró-Letramento nos permite ter um olhar diferenciado, para saber que cada aluno tem seu tempo e suas dificuldades. Assim aprendemos a buscar meios ajudar o aluno a construir seu raciocínio”, disse.
Rosemary Rodrigues, que atua no Letícia Pessanha, concorda: “Sabemos aplicar a matemática em sala de aula, mas com o Pró-Letramento aprendemos novos manejos e estratégias. Cada momento tem sido uma novidade”, afirmou. Ana Cláudia Costa, que atua no Fantina de Melo, completa: “Trata-se de uma outra perspectiva, contrária ao ensino quadrado e cartesiano. São iniciativas mais práticas, para que a matemática se torne mais prazerosa e o aluno observe a sua aplicabilidade no dia a dia”, pontuou.
Para a tutora responsável, Rosymanny Ribeiro, o curso está sendo fundamental importância para a atuação de profissionais como professores, orientadores e coordenadores pedagógicos: “Esta é mais uma programação desenvolvida pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que reforça estratégias pedagógicas junto ao trabalho dos que atuam desde o 1° ao 5° ano de escolaridade. Diante do curso, eles refletem sobre o processo ensino-aprendizagem e destacam mecanismos que podem auxiliar ainda mais diante da alfabetização em Matemática”, finalizou.
Na edição de 2012, a previsão é de que o Pró-Letramento atenda a cerca de 90 profissionais da Educação. As turmas de matemática se iniciaram no último dia 4 de julho, enquanto que a previsão para o início das turmas de leitura/escrita é agosto.