O curso de “Tecnologia Educacional”, promovido pela secretaria de Educação, através da parceria com o Programa Escola Ativa, está sendo realizado no Núcleo de Tecnologia Municipal de Macaé. Voltado para os profissionais que atuam em turmas multisseriadas da zona rural, que integram crianças de séries diferentes na mesma sala de aula, o módulo seis do curso de Formação Continuada foi aberto no dia 6 de julho. Agora, após receber as orientações teóricas, os profissionais estão recebendo orientações sobre como utilizá-las na prática.
Para ministrar o curso, que tem uma programação de 40 horas, divididas em dez aulas com duração de 4 horas, a coordenação do Programa Escola Ativa também passou por capacitação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Este conteúdo está sendo repassado aos professores das classes multisseriadas, para que eles trabalhem com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Prolinfo) nas escolas, através de jogos e DVDs, dentre outros elementos a serem utilizados com os alunos. A proposta é que os professores utilizem melhor a tecnologia na educação no campo.
Para o secretário de Educação, Guto Garcia, os encontros de Formação Continuada estão sendo muito importantes para destacar as propostas pedagógicas e princípios voltados às especificidades da realidade do campo: “O programa Escola Ativa também consiste em promover situações de envolvimento e compromisso dos estudantes com o estudo, reflexões sobre a realidade em que vivem e a valorização daqueles que moram no campo”, ressaltou.
Nas classes multisseriadas, são trabalhados os princípios do desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das artes e dos valores, além da tecnologia. Sendo assim, o Programa Escola Ativa conta com professores que estão recebendo informações sobre assuntos como “O uso das tecnologias educacionais nas escolas do campo” e “ Uso da Internet no processo ensino-aprendizagem”.
O objetivo do módulo “Tecnologia Educacional” é contribuir para que os professores entendam e integrem as tecnologias de informação e comunicação no cotidiano nas turmas multisseriadas. Com isso, estimula-se a construção do conhecimento do aluno e capacitam-se os professores para melhorar a qualidade do processo ensino- aprendizagem, como explica a coordenadora do Programa Escola Ativa, Ana Dutra:
- Começamos a elaboração dos elementos curriculares, como a monografia da comunidade, calendário agrícola, lista de presença dos alunos, dentre outras metodologias que o programa está trazendo para que os alunos possam ter mais conhecimento do local onde vivem e também para permitir que eles possam acompanhar, diminuindo a distorção série/idade.
Mais de 170 estudantes das escolas da zona rural da rede municipal são atendidos pelo Escola Ativa atualmente. O programa é desenvolvido nas escolas municipais Duas Barras (Glicério), Aterrado do Imburo (Imburo), Crubixais de Cima (Frade), Boa Alegria (Sana), Madressilva (Trapiche), Joaquim Breves (Sana), Zélia Souza Aguiar (Areia Branca), Carlos Gaspar (Sana), Augusta Franco (Bicuda Pequena) e São Sebastião dos Quarenta (Imburo).