Quarenta e nove profissionais da Secretaria Municipal de Educação começaram, na segunda-feira (12), a frequentar o curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE), uma experiência de formação à distância nas temáticas de gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais, com o objetivo de desconstruir preconceitos e transformar as práticas de ensino.
A proposta principal do projeto é fornecer elementos para que seja rompido o ciclo da reprodução de preconceitos pela escola. Com esse curso, os profissionais adquirem, no cotidiano da sala de aula, instrumentos para refletir e lidar com as atitudes e comportamentos que envolvam relações de gênero, étnico-raciais e questões sobre sexualidade.
A Secretaria de Educação apoia a participação dos educadores da rede no curso. A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, destacou ações da secretaria voltadas para os temas abordados nos cinco módulos do GDE. “Promovemos seminários, palestras, mesas-redondas, lançamento de livros, oficinas, apresentações culturais, entre outras atividades sobre a temática diversidade e cidadania, por meio do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Diversidade, coordenado pela pesquisadora Ana Maria Batista, e também através de outras coordenadorias”, disse.
A aula de abertura aconteceu no auditório da Cidade Universitária, com a presença da subsecretária de Políticas Pedagógicas, Gelda Tavares. Ela enfatizou a relevância da participação de profissionais de Educação do município no GDE para a formação continuada e para favorecer a inclusão universal na escola.
O curso Gênero e Diversidade na Escola, que teve a sua primeira edição em 2006, é realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), através do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (Clam), em parceria com o Governo Federal e o Brites Council. Essa iniciativa foi o passo inicial para a aplicação de cursos com esse modelo em outros países da América Latina.
Além dos educadores da Secretaria de Educação, constituem o 12º pólo, dentre os 13 do GDE, os do município de Rio das Ostras e os profissionais de Macaé atuantes na Rede Estadual de Educação. Para a coordenadora de Formação Continuada e Apoio Pedagógico de Macaé, Regina Célia Nascimento, os professores têm interesse sobre o tema. “Estudar e debater a diversidade na escola é fundamental para que possamos dar melhor encaminhamento a diversas questões relativas ao assunto”, considerou a professora.
Neste primeiro encontro, foi apresentado aos coristas o projeto, o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA (curso online) e as temáticas que serão desenvolvidas. Também foi distribuído na reunião o livro de conteúdo. A coordenadora Executiva do curso, Islei Salloker Belsoff Santos, explicou que, neste ano, o projeto se expandiu, o que possibilitou incluir o município de Macaé e completou “Pretendemos construções e desconstruções de conceitos e de preconceitos sobre o tema”.
Neste ano, o GDE ofereceu 1.500 vagas para educadores do Estado do Rio de Janeiro e obteve 3.200 inscrições. O excedente comporá uma lista de espera. O curso será semipresencial, a ser realizado on-line, no período de 04 de maio a 26 de outubro. A carga horária é de 200 horas, sendo 24 delas presenciais e 176 horas de acesso à internet. Os trabalhos de fim de curso se tornarão práticas nas escolas. Todos os concluintes receberão certificado pela Uerj.