Com o objetivo de reforçar o planejamento pedagógico executado com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a rede municipal de ensino está promovendo cursos de formação em serviço aos profissionais que atuam nas 30 unidades que possuem a modalidade de ensino. Para melhor ensinar a matemática na EJA, os profissionais se reúnem toda quarta-feira, das 14h às 17h, no encontro de estudos específico da disciplina. O curso, que tem como objetivo trabalhar com os ciclos iniciais, acontece na sede da secretaria.
Além do curso, a coordenação da Educação de Jovens e Adultos está promovendo toda sexta-feira o curso “Reflexões: como trabalhar o letramento”. A programação também é realizada na Secretaria de Educação, das 9h às 12h.
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, cabe ao professor da EJA muito mais do que o domínio dos conteúdos constantes na matriz curricular, mas saber como trabalhar tais conteúdos na prática, de modo que os alunos compreendam sua pertinência e tornem-se capazes de, pouco a pouco, construir os conhecimentos necessários não somente na sua progressão escolar como também em sua formação humana. “Nossa missão é formar e preparar os alunos da rede municipal para todas as etapas do ensino, do Básico ao Superior”, destaca, lembrando que os cursos de formação fazem parte da política de valorização dos profissionais da educação.
Ele observa que a proposta da Prefeitura de Macaé é melhorar a formação do docente e proporcionar ao profissional habilidade para o desempenho de suas funções com o público-alvo. “A atualização dos professores é um fator determinante para o bom andamento do processo de ensino-aprendizagem”, diz.
Para a coordenadora da EJA, Margarida Silveira, o trabalho com pessoas jovens e adultas exige do professor, além da formação inicial, a capacitação em serviço, representada pela realização de cursos de suplência e/ou atualização dos conteúdos curriculares de ensino.
“O professor de EJA necessita dominar técnicas e metodologias capazes de, não somente entrar no universo dos estudantes, como também de fazê-los compreender que sua busca por concluir os estudos vale à pena. Um dos objetivos da Educação de Jovens e Adultos é auxiliar cada indivíduo diante da transformação”, ressalta.
A EJA é um dos projetos do Ministério da Educação implantado pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, que tem como objetivo atender às pessoas que, por alguma razão, não puderam concluir os estudos na época adequada, tanto na Alfabetização como no Ensino Fundamental. O ensino atua em áreas periféricas da cidade, sempre com aulas noturnas.
Margarida Silveira aponta que a maior parte dos alunos do programa trabalha e não concluiu os estudos pelos mais diferentes motivos. “A rede municipal oferece a essas pessoas a oportunidade que antes lhes foram negadas. A EJA é uma nova chance para formação escolar”, fala.
Todo o corpo docente do projeto é cedido pela Prefeitura de Macaé. Os educadores possuem preparação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o desenvolvimento intelectual dos assistidos. O projeto é baseado no artigo 37 da lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996.