Foto: Carlos Fernandes
Os últimos encontros do ano, do “Curso do Saber e Sabor na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos” já estão sendo promovidos pela Prefeitura de Macaé, por meio da equipe da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação. Realizadas mensalmente, desde o início do ano, as reuniões, que contam com a participação de professores e profissionais da EJA, têm como objetivo servir como espaço de discussão, elaboração de propostas, estratégias e atividades para a melhoria da qualidade do ensino aos estudantes desta modalidade de ensino.
Os encontros são um meio para que a equipe de Coordenação da EJA esteja sempre formulando novas estratégias de ação, já que o campo do conhecimento vivenciado por jovens e adultos exige renovação permanente e formulações curriculares adequadas às necessidades básicas de aprendizagem.
— A participação dos encontros promovidos pela EJA é muito importante, já que são espaços de discussão em que se articulam propostas para melhorar as ações em prol da Educação de Jovens e Adultos. A troca de experiências permite que o município formule as suas políticas públicas — observa o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar.
Na terça-feira (6), na sede da Secretaria de Educação, das 9h às 12h e das 18h às 21h, e no auditório do Ouro Negro, das 14h às 17h, aconteceu a primeira etapa da formação no mês de novembro. A segunda será no próximo dia 22, no mesmo horário. A coordenadora da EJA da Secretaria de Educação, Margarida Silveira, explica que, desde quando começou, o “Curso do Saber e Sabor na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos” foi progressivo, partindo do perfil do estudante, identificando quem ele é, e evoluindo dentro da perspectiva deste aluno. Assim foi possível pensar em um currículo que atende as necessidades dos estudantes da EJA.
— Agora estamos na fase de planejamento e avaliação final que vai proporcionar o sucesso
do estudante. Nós da equipe de coordenação da EJA ficamos muito felizes, pois recebemos o retorno de que está sendo positivo. Para nós é muito gratificante saber que alcançamos o que buscamos, que é estar sempre apoiando o profissional que trabalha com estes alunos, buscando as melhores estratégias para desenvolvermos cada vez mais este processo de ensino-aprendizagem — afirmou Margarida.
A professora, Georgia Lemos Vieira, do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, concorda que o período de reuniões serviu para somar em seu trabalho em sala de aula. “Já trabalho com a EJA há bastante tempo e aprendi muitas coisas neste curso, como atividades e dinâmicas que aproveito para trabalhar com os alunos em sala de aula. Até porque são estudantes que saíram da escola e estão retornando depois de muito tempo e que por isso apresentam alguma dificuldade. Mas eles são alunos muito interessados e que aprendem dentro das possibilidades deles. E por isso damos o máximo para adquirir informações e repassar a eles, pois trata-se de uma troca”, pontuou.
O também professor, João Manuel da Silva Neto, do Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, concorda com a colega. “Acho que o curso é de extrema importância, uma vez que acaba por fornecer ferramentas que vão nos auxiliar em sala de aula. Além disso, é um direcionamento, porque a EJA é um tipo de educação diferenciada, já que trabalha com jovens e adultos. E o curso te dá essa base para que você trabalhe da melhor maneira com estes alunos”, acrescenta.
Entre as atividades do encontro desta terça-feira, foi realizada uma dinâmica de grupo com a utilização de frases e formação de textos, exibição do vídeo “Avaliação da aprendizagem”, de Cipriano C. Anckesi, reflexão com o tema “Aplico exames ou avalio a aprendizagem dos meus alunos?” e, por fim, a leitura do livro “Um Ano Novo danado de bom”, de Ângela Lago.