logo

Profissionais da Saúde Básica recebem treinamento epidemiológico de combate à dengue

17/10/2024 15:33:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Moisés Bruno

Confira o calendário de treinamentos da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica

A Coordenadoria do Programa de Vigilância Epidemiológica, de Macaé inicia, nesta semana, a segunda etapa anual do Ciclo de Treinamento Epidemiológico de Arboviroses, voltado especificamente para reforçar e alinhar o combate à dengue. A capacitação iniciou nesta quinta-feira (17) e será transmitida no auditório do Centro Integrado de Administração em Saúde (CIS) para médicos, técnicos e Agentes Comunitários de Saúde nos dias 24 de outubro, 12 e 19 de novembro. No período da manhã, acontece das 9h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h.

Cerca de 300 profissionais participarão do treinamento, que serve como preparatório para as ações de combate ao Aedes aegypti, visando ao próximo verão, época de maior incidência de casos. Nesta quinta-feira (17), os agentes comunitários de saúde foram os primeiros a receber as atualizações e recomendações do programa. Na sequência, será a vez dos profissionais de Alta e Média Complexidade, responsáveis por atendimentos nos prontos-socorros, UPAs e hospitais.

Na abertura, a gerente da Atenção Básica, Luzia Santana, enfatizou a necessidade do esforço comum. Ela solicitou empenho e interação dos agentes comunitários junto aos agentes de endemias no combate à dengue. "Somente com nossos esforços diários poderemos contribuir para que o mosquito não se propague. Acreditamos nas visitas domiciliares. Se todos pedirem às suas famílias mais atenção à dengue, podemos combater o mosquito transmissor", ressaltou.

No treinamento, temos uma médica infectologista que fala sobre o manejo clínico referente à dengue; temos enfermeiros que, em suas apresentações, falam sobre os sintomas e sinais de alarme importantes, que devem ser repassados pelos profissionais da área aos pacientes para que procurem atendimento médico ao suspeitar da doença -, comentou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Liciane Furtado.