Profissionais de saúde da região Norte e Noroeste do estado participam nesta quinta-feira (14), no município de Campos dos Goytacazes, do curso de Capacitação em Manejo Clínico da Dengue. A secretaria de Saúde de Macaé enviará seis profissionais que atuarão como multiplicadores das informações. O curso faz parte da Campanha de Mobilização da Dengue da Secretaria de Estado de Saúde.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, 15 municípios estão em epidemia, sendo a maior parte na região Noroeste. Dados da secretaria de Saúde de Macaé apontam que a cidade encontra-se em estado de alerta epidêmico. No último relatório, os números parciais entre 1º de janeiro e oito de março mostram 743 casos notificados e 111 confirmados. Dentre os 743 casos, 217 foram notificados no mês de janeiro, 517 em fevereiro, mais nove em março. Em relação ao município de residência, 722 moram em Macaé, nove são de Rio das Ostras e o restante encontra-se distribuído em outros sete municípios dentro e fora do Estado.
As principais medidas da Saúde para tentar conter a doença na cidade já estão sendo realizadas, como fortalecer o combate ao vetor, através dos mutirões, mobilizar a sociedade com orientação e treinamento dos profissionais da rede, além da implantação do centro de hidratação.
A implantação do centro de hidratação, que tem a parceria do governo Estadual acontecerá nos próximos dias e faz parte do fortalecimento da assistência. De acordo com a equipe técnica, as cadeiras e a medicação serão enviadas inicialmente para duas unidades de saúde, como forma de descentralização do serviço.
Macaé possui uma bem estruturada rede de emergência, tanto na sede do município quanto na região serrana, com Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), pronto socorros e hospitais, o que facilita o acesso dos usuários ao atendimento de forma descentralizada.
Capacitação – Os profissionais que participam do curso de capacitação nesta quinta terão como meta multiplicar as informações recebidas para suas equipes, seguindo a proposta do conhecimento em redes, através da capacitação em serviço. A qualificação tem o objetivo de padronizar o atendimento de pacientes com dengue e agilizar o diagnóstico para o tratamento adequado. A meta principal é evitar a ocorrência de óbitos provocados pela doença.