Foto: Moisés Bruno
Profissionais das Unidades Básicas de Saúde estão aptos para marcar exames
Nesta quarta-feira (25), 50 profissionais da saúde foram treinados para atuar na rotina de descentralização dos serviços de marcação de exames. O curso aconteceu no Hospital São João Batista, de 14 horas às 17 horas, com o objetivo de permitir agilidade e humanização no procedimento. O projeto é uma iniciativa da Coordenadoria de Controle, de Avaliação, Regulação e Auditoria (antigo 08000), da secretaria da Saúde.
A nova sistematização, que começou dia nove de setembro, visa garantir acesso a todos os usuários da rede municipal de saúde aos exames, proporcionando integralidade do atendimento. Com isso, os usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos módulos do Estratégia de Saúde da Família (ESF), tanto da sede do município quanto da região serrana, têm seus exames marcados na própria unidade de saúde. A medida também reduz o fluxo de pessoas na sede da coordenação, que atualmente recebe mil pacientes por dia.
De acordo com a coordenadora do projeto, Luciana Moulin, os profissionais terão dois meses de treinamentos intensivos. "Passamos por um momento de transição, por isso a importância da capacitação, beneficiando o usuário e qualificando nossos profissionais", esclarece.
Segundo Luciana, outro assunto abordado no curso foi o serviço de oncologia oferecido pelo município. O objetivo da abordagem é garantir um atendimento eficaz aos usuários.
Os exames e as consultas na rede pública de saúde necessitam do cartão do SUS. Eles podem ser feitos na coordenadoria ou em unidades como Liga Beneficente São João Batista, em Imbetiba; Coordenação de Reabilitação, no Miramar; Posto Moacyr Santos (Barracão); Nuanc Aroeira; Hospital Público de Macaé (HPM) e Hospital São João Batista. Nestes dois últimos, somente para pacientes internados.