logo

Profissionais da Saúde recebem capacitação sobre imunização contra a Influenza

21/03/2024 13:01:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Jefferson Rezende

Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza (gripe) começa no dia 25 de março

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (21), capacitação para profissionais de saúde que vão atuar na Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza (gripe), que começa no dia 25 de março. No sábado, dia 13 de abril, será realizado o Dia D de vacinação contra a gripe.

De acordo com a responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Samyra Mayer, participaram do treinamento enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Atenção Básica.



“A primeira turma fez o curso na última terça-feira, e hoje, aproximadamente 60 profissionais estão sendo capacitados com o intuito de informar, tirar dúvidas e reforçar a importância da vacina na prevenção”, disse.




Os profissionais capacitados trabalham nas Unidades Básicas de Saúde 9UBS) e de Estratégia Saúde da Família (ESF), diretamente no acolhimento e atendimento nos bairros e distritos da Região Serrana.

A secretária Adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, ressaltou a importância da população aderir a campanha.



“Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação por conta do aumento da circulação do vírus. O período frio se aproxima e a vacina é uma estratégia importante contra a gripe, reduzindo as complicações da doença”, pontuou.




Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales, a capacitação buscou orientar os profissionais quanto às normativas do Ministério da Saúde.



“A vacina reduz a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza nos grupos prioritários”, reforçou.




Vacinação
Podem se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).


Fotos Relacionadas