Profissionais da saúde serão homenageados na próxima sexta-feira

04/04/2006 16:36:42 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com o tema “Gente que faz saúde” o Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, será dedicado aos profissionais da área. Para homenagear a classe e mostrar sua importância na sociedade, a secretaria de Saúde de Macaé e o Hospital Público Municipal (HPM) vão transferir seus serviços para a Praça Veríssimo de Melo, na próxima sexta-feira, a partir das 10h.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, ressalta que o objetivo do evento é mostrar à população como a secretaria está organizada para entender com mais facilidade o acesso ao sistema de saúde. Os estandes, além de contarem com informações da secretaria, oferecerão alguns serviços na área de prevenção e

A coordenação do Programa DST/AIDS, além de realizar o trabalho de orientação e distribuição de preservativos, convidará as gestantes para realizarem o teste de diagnóstico da sífilis. Para isso, será montado um laboratório de análises para coleta de amostras de sangue das futuras mamães. A coordenadora do DST/Aids, Vera Andrade, explica que a sífilis é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Conforme ela, o diagnóstico precoce e o tratamento da gestante são eficazes na prevenção da doença para o feto.

Fernando Diogo lembra que a secretaria de Saúde possui atualmente 12 coordenadorias, entre elas estão: de Saúde Coletiva, Vigilância Sanitária, Saúde Bucal, Programa Saúde da Família, Enfermagem, da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Serviço de Saúde e outras.

A secretaria também preparou uma programação cultural que contará com a apresentação do coral da terceira idade “Quem canta os males espanta”, peças teatrais com o Grupo de teatro Artes em Saúde (Grutas). Às 16h, haverá um happy hour musical.

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde. Este ano, a data terá o tema “Gente que faz saúde”, dedicada aos profissionais de saúde. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), na América Latina são sete milhões e meio de pessoas atuando na área.