logo

Profissionais de alimentação fazem curso de aperfeiçoamento

08/02/2011 09:58:07 - Jornalista: Clinton Ddavisson

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, realizou na última semana , em parceria com a Qualivitta, empresa que fornece a merenda na rede municipal de ensino, o treinamento das profissionais de alimentação. Participaram 315 merendeiras, que trabalham nas 109 escolas municipais, e frequentaram aulas de formação continuada de 8h às 17h.

As aulas aconteceram em três escolas da rede municipal, dia 02 no E.E.M. Polivalente Anísio Teixeira, dia 03 na E.M. Pedro Adami e dia 04 no C.M. do Sana. Segundo a coordenadora de Alimentação Escolar, Dina Reis, o objetivo é capacitar as profissionais de alimentação para realizarem um trabalho cada vez melhor para os alunos da rede municipal. “Essa reciclagem profissional é realizada sempre duas vezes por ano, capacitando todas as merendeiras do município de maneira que estejam continuamente atualizadas com o que há de mais moderno na profissão”, explicou.

Os temas abordados no treinamento das merendeiras são as boas práticas na manipulação dos alimentos, fatores que influenciam a multiplicação dos microorganismos, tipos de contaminação, higienização pessoal e ambiental, higienização dos alimentos, procedimentos operacionais, inventário quinzenal e mensal, desperdício dos alimentos, dia a dia na cozinha, coleta de amostra, higienização de utensílios e equipamentos e introdução à segurança do trabalho, além de ergonomia.

Para a merendeira Renata Pereira, que trabalha na escola, o curso é importante para que o profissional se mantenha sempre atualizado na profissão. "Apesar de já estar em dia com o que é ensinado, é uma maneira de oferecer sempre o melhor ao aluno. Acho importante também a questão de segurança no trabalho porque isso acaba nos dando mais tranquilidade para trabalhar", destacou.

Já a merendeira Márcia Brandão, que trabalha há cinco anos no colégio, destaca também a melhoria na qualidade de vida e, consequentemente do trabalho. "O curso é bom porque proporciona melhor convivência com as pessoas. A gente aprende também a ser amigo, colaborador, como lidar com o público, manusear os alimentos, enfim toda uma variedade de elementos que te dão suporte para ser um profissional melhor", afirmou.