logo

Profissionais de saúde participam de curso de capacitação

23/07/2013 14:51:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Efeitos de substâncias psicoativas no organismo são abordados em capacitação

Profissionais de módulos do Estratégia Saúde da Família (ESF) e de Unidades Básicas de Saúde (UBS) participaram, na manhã desta terça-feira (23), no auditório do Paço Municipal, do curso de capacitação “Classificação e Efeitos de Substâncias Psicoativas no Organismo (tabaco, álcool e outras drogas)” e estudo de casos. O evento é uma realização da Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas.

Foram abordados os subtemas: “Definição de drogas psicotrópicas; "Drogas depressoras do sistema nervoso (bebidas alcóolicas, solventes ou inalantes, tranquilizantes ou ansiolíticos, calmantes e sedativos, opiáceos e opióides)"; "Drogas estimulantes do sistema nervoso central (anfetaminas, cocaína, tabaco)" e "Drogas perturbadoras do sistema nervoso central (maconha, cogumelos e plantas alucinógenas, perturbadoras (alucinógenos) sintéticos, êxtase (MDMA) e anticolinérgicos".

Durante a palestra ministrada pela psicóloga, a mestre em Psicologia Ruth Escudero, os profissionais de saúde tiveram conhecimento sobre a classificação legal das substâncias, ou seja, se as drogas são lícitas ou ilícitas. De acordo com a informação da palestrante, as drogas lícitas são as que possuem a permissão do Estado para serem comercializadas e consumidas. Já as ilícitas não podem ser nem comercializadas e consumidas.

Segundo a psicóloga, esta divisão é cultural e pode passar a ideia de que as drogas lícitas são seguras, ao passo que as ilícitas são perigosas. O álcool e o tabaco são substâncias que mais causam mortes passíveis de prevenção no mundo. A palestra abordou também que o meio social pode interferir no ingresso ao uso de drogas. Um dos fatores pode ser a curiosidade, obtenção de prazer, relaxamento das tensões psicológicas, facilitação da sociabilização, dinâmica familiar, baixa autoestima, influências genéticas, entre outros.

Na ocasião, foi passado um vídeo no qual pesquisadores mostraram os efeitos que as drogas fazem nas pessoas que utilizam substâncias psicoativas por muito tempo. A capacitação abordou também os aspectos clínicos do uso de drogas, como o álcool, maconha, cocaína e crack.

A Coordenadoria de Políticas sobre Drogas organiza, desde o mês de julho, cursos de capacitação para os profissionais de saúde de níveis superior e médio. Informações adicionais sobre os cursos de capacitação podem ser adquiridas pelo e-mail:politicassobredoras@macae.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 2759-0832.