Foto: Bruno Campos
O AVC, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro
A cada seis segundos, morre uma pessoa no Brasil, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), segundo dados do Ministério da Saúde. Em Macaé, anualmente, cerca de 280 pessoas dão entrada nos hospitais locais em decorrência deste mal, sendo que destas, aproximadamente 40 não sobrevivem. Para buscar soluções para um melhor atendimento às vítimas de AVC, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a primeira Atualização da Prevenção e do Tratamento do Acidente Vascular Cerebral. O evento aconteceu na tarde de terça-feira (24), na Cidade Universitária, e contou com a presença do secretário de Saúde, Pedro Reis, profissionais de saúde, técnicos e estudantes.
De acordo com a coordenadora do evento, Rosana Espinosa Pereira, o treinamento tem como objetivo aperfeiçoar os profissionais que atuam em todas as etapas do atendimento aos pacientes de AVC, desde a prevenção, através da Saúde Básica, até a reabilitação. Ela lembra que a maior parte dos acometidos pelo mal estão na faixa de 70 a 75 anos com histórico de doenças como a hipertensão. “Por isso é importante todo um acompanhamento destes pacientes para evitar que estes fatores de risco levem a um AVC”, conta.
O que é um AVC — O Acidente Vascular Cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE).
O tratamento e a reabilitação da pessoa vitimada por um AVC dependerão sempre das particularidades que envolvam cada caso. Há recursos terapêuticos que podem auxiliar na restauração das funções afetadas. Para que o paciente possa ter uma melhor recuperação e qualidade de vida, é fundamental que ele seja analisado e tratado por uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, fisioterapeutas, médicos, psicólogos e demais profissionais. Seja qual for o tipo do acidente, as consequências são bastante danosas. Além de estar entre as principais causas de morte mundiais, o AVC é uma das patologias que mais incapacitam para a realização das atividades cotidianas.