Foto: Ana Chaffin
Objetivo é desenvolver as habilidades dos profissionais
Representantes do comércio, prestadores de serviços e profissionais dos setores de hotelaria, bares, restaurantes e similares participaram, nesta terça-feira (17), do curso "O vendedor como elemento de Marketing", promovido pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, em parceria com a Fecomércio-RJ. O tema é o primeiro de uma série de workshops de capacitação que acontecerão até o próximo dia 25 e faz parte do programa Pró-Atendimento. O evento, que foi realizado no antigo prédio da Câmara Municipal, tem o objetivo de desenvolver as habilidades dos profissionais.
Para o microempreendedor individual Aldir José Chagas, 57 anos, a iniciativa amplia o conhecimento, além de ser uma oportunidade de se destacar no mercado. "Sou o próprio vendedor do meu negócio, por isso, estou sempre procurando me qualificar e, com isso, aplicar o que aprendi na minha especialidade", acrescentou o profissional.
O palestrante Leonardo Werneck apresentou assuntos como: Cortesia; Poder de concisão da informação do produto e/ou serviço prestado, sem perda da comunicação; Formas de abordagem ao cliente e de argumentação; A sondagem como ferramenta para a descoberta das necessidades dos clientes.
- A competitividade das empresas passa pela qualificação das pessoas. A ideia é melhorar o ambiente de negócios e, ainda, promover o crescimento do comércio local. Utilizar as abordagens ideais de técnicas de vendas pode proporcionar o aumento do interesse pelo produto ou serviço - destacou Leonardo.
De acordo com o subsecretário de Indústria, Comércio, Óleo e Gás, Clóvis Lima, a proposta é fazer que os comerciantes, principalmente comerciários, aqueles que atendem diretamente ao público, se reinventem dentro do seu negócio.
Na quarta-feira (18) e no dia 23 de maio, o tema será "Qualidade no atendimento ao cliente", com a palestrante Alessandra Cerqueira Pereira da Silva, que vai orientar sobre Comunicação Interpessoal; Comunicação não verbal e Técnicas de Atendimento. Já o "Curso de finanças para o empreendedor" será ministrado nos dias 24 e 25 de maio. O encontro apresentará técnicas de como planejar e acompanhar as variações do fluxo financeiro da empresa, analisando o movimento bancário.
As inscrições podem ser feitas na Casa do Empreendedor - Rua Agenor Caldas, 261, Imbetiba ou pelo telefone (22) 2796-1277. O horário de atendimento é das 8h às 17h. Não há limite de cursos por funcionário.