A pedagoga Marcele Noronha da Silva proporcionou treinamento para cerca de 50 pessoas que trabalham com idosos, na manhã desta terça-feira (6), no auditório do Paço Municipal. É que a secretaria municipal de Assistência Social promoveu evento para capacitar estes profissionais sobre o novo Sistema de Informações Gerenciais de Atendimento (Sigai). Estiveram presentes representantes de Macaé, Natividade, Conceição de Macabu, Italva e Quissamã.
Segundo a palestrante, vinculada à Secretaria de Estado da Família e da Assistência Social, diversos projetos são promovidos pelo governo estadual em favor dos idosos acima de 60 anos de idade. Entre estes estão Vida Saudável, Centro de Convivência, Centro-Dia, Serviços Ligue Idoso, Ouvidoria, Cidade da Melhor Idade e Sistema de Informações Gerenciais de Atendimento ao Idoso (Sigai).
Ela disse que o banco de dados (Sigai) vai armazenar informações sobre os idosos no Estado do Rio de Janeiro, mostrando o que acontece com a terceira idade no estado. Serão cadastrados asilos de idosos, grupo de convivência, Centro-Dia, programa de saúde para esta faixa etária entre outros.
- Hoje (6), fizemos treinamento de como utilizar o sistema. Irei cadastrar cada município presente ao treinamento e enviarei senha através de ofício, explicou.
O Sigai está sendo disponibilizado na internet pela secretaria Estadual de Assistência Social para o cadastro de todos os idosos, internados em asilos e que realizam atividades nos centros de convivência em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro. Foi distribuído manual de informação sobre a maneira correta sobre o manuseio do sistema.
Conforme disse o secretário de Assistência Social, Valdeci Brandão, as ações de políticas públicas sociais são determinadas por Leis Federais, como a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da política nacional da assistência social, suas normas operacionais básicas que têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos.