Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
Durante a vistoria, os funcionários do IPEM utilizaram um coletor de dados para agilizar o processo
Os taxistas que atuam em Macaé estiveram nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17) no setor de Cadastro e Vistoria da Secretaria de Mobilidade Urbana para a verificação periódica dos taxímetros. A vistoria foi realizada por membros do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM), em cumprimento da legislação vigente (Portaria INMETRO Nº 201/2002). Desta forma, busca-se assegurar a prestação de um bom serviço aos usuários e, em especial, a fiscalização dos valores cobrados por este serviço na cidade.
Durante a vistoria, os funcionários do IPEM utilizaram um coletor de dados para agilizar o processo. É este aparelho que indica se o taxímetro está de acordo com as normas do INMETRO e se o funcionamento do relógio está regular, além de dados sobre a autonomia, o veículo, o proprietário e a data da última verificação, entre outros itens.
Os veículos ainda tiveram que percorrer um trecho determinado para checagem com relação à tarifa inicial cobrada e o valor da bandeirada. Além desta verificação, também é feita uma triagem dos documentos para saber se está em dia e a emissão dos documentos atualizados. O último estágio é a selagem de Vistoriado 2015.
Vale ressaltar que, mesmo após a vistoria, caso o permissionário faça a troca do veículo ou tenha algum problema com relação ao taxímetro, terá que fazer todo o ciclo de vistorias novamente.
Credibilidade – Além do selo de vistoria 2015 emitido pelo IPEM, para comprovar a credibilidade com relação ao serviço prestado, a Prefeitura de Macaé também realiza a vistoria anual dos veículos que prestam serviço nesta modalidade. E o usuário que quiser comprovar os veículos devidamente vistoriados, pode verificar o vidro dianteiro, pois ao lado direito, na parte inferior estarão disponíveis os dois selos. Além disso, na parte lateral do veículo há o registro do número do permissionário e o local onde fica seu ponto de embarque.
- Quando o trabalho é realizado de forma séria, a população também sai ganhando, com a comprovação de que são veículos novos, com a manutenção em dia e documentos regulares. A vistoria é necessária e oportuna para que o passageiro tenha a segurança de que estamos qualificados para qualquer tipo de viagem. Isso fortalece a credibilidade na prestação de serviço – disse Luiz Antônio Almeida, que há sete anos atua como taxista.
Legislação - Caso o taxista que efetuou a verificação do exercício de 2014 não compareça para verificação e colocação do selo 2015 no para-brisa, será considerado como que o mesmo não cumpriu o que está determinado na legislação, estando sujeito a penalidade de multa. No entanto, quem não puder efetuar sua verificação no dia determinado, deverá requerer outra data para vistoria, desde que seja dentro do prazo estabelecido no calendário de verificação. A nova vistoria poderá ser feita na Rua Voluntários da Pátria, 235, Centro – Campos dos Goytacazes.
Vale ressaltar que o pedido de prorrogação de prazo não autoriza o permissionário a prestar o serviço sem a devida verificação do taxímetro. Isso porque, somente com o selo 2015, os usuários podem se certificar de que o taxímetro está operando de forma regular, de acordo com as normas previstas.
Além disso, os taxímetros que não foram verificados no exercício de 2014 também estarão sujeitos à multa por falta de verificação.