Profissionais são capacitados para atender dependentes químicos

04/06/2013 10:41:00 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Juranir Badaró

Aulas serão realizadas de junho a dezembro, uma vez ao mês

Com o objetivo de qualificar os profissionais de saúde da atenção básica, a Prefeitura de Macaé iniciou essa terça-feira (4), às 8h30min, no auditório do Paço Municipal, o curso de Capacitação sobre Substâncias Psicoativas e Dependência Química. Participaram 500 profissionais que atuam nas unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF) e Unidades Básica de Saúde (UBSs) do município.

As aulas serão realizadas de junho a dezembro, uma vez ao mês, com turmas de profissionais de nível médio e superior. Segundo os profissionais da Coordenadoria de Políticas Públicas sobre Drogas, o curso surgiu a partir da percepção da necessidade de orientar estes profissionais sobre como lidar com possíveis dependentes químicos e seus familiares nas unidades de atenção básica.

A psicóloga da Coordenadoria de Políticas Públicas sobre Drogas, Camila Bustinolli, uma das palestrantes, explicou que o curso trata da sensibilização dos profissionais para a abertura de uma escuta ao paciente como sujeito em dependência. A capacitação aborda sobre como os profissionais podem atuar no cuidado a essas pessoas, procurando reduzir os danos e prejuízos do consumo de substancias psicoativas.

A agente comunitária de saúde do bairro Botafogo, Vânia Lordello Pinheiro, elogiou a iniciativa da prefeitura oferecer esta capacitação. “É muito bom a prefeitura promover cursos porque nos faz sentir mais valorizados como profissionais”, disse.

Já a Técnica de Enfermagem do bairro Ajuda de Cima, Maria das Graças dos Anjos, lembrou a necessidade de oferecer informação aos profissionais. “Todos os cursos são importantes porque às vezes passamos pela situação e não sabemos como lidar. Tudo o que aprendemos levamos para o atendimento, para oferecermos um serviço melhor à população”, observou.

As aulas terão como temas “Sensibilização: Preconceito x Drogas” (junho); “Classificação e Efeitos de Substâncias Psicoativas no Organismo (Tabaco, álcool e outras drogas)/ Estudo de Casos” (julho); “Uso, abuso e dependência química” (agosto); “Rede de cuidados em Macaé/ Abordagem de Tratamentos existentes” (setembro); “Tabagismo: Um grave Problema de Saúde Pública (INCA)” (outubro); “Benzodiazepínicos” (novembro) e “Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)” (dezembro).