Iniciativa funciona na Casa do Servidor e auxilia com orientações legais e burocráticas
Com foco na assistência em um momento de extrema fragilidade, o Programa Acolher, ligado à Secretaria de Gestão de Pessoas, reforça o compromisso da Prefeitura de Macaé com o funcionalismo público. A iniciativa oferece apoio às famílias de servidores efetivos da administração municipal após seu falecimento, oferecendo acolhimento, orientação sobre direitos e acompanhamento nos trâmites legais.
Desde o primeiro contato até a análise de benefícios previstos em lei, o Programa Acolher busca garantir todo o suporte necessário. “Cada família recebida no programa recebe os cuidados necessários, sejam eles emocionais ou de natureza legal. O atendimento busca, de forma singular, oferecer ao menos um amparo em um momento tão delicado e pesaroso como é a perda de um ente querido”, destaca o secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino.
A coordenadora do Programa, Priscilla Castilho, sinaliza que desde que foi criado, em 2023, até o momento, 375 atendimentos, entre eles, suporte para 168 acertos financeiros e 92 auxílios funerários.
“Para mim foi um presente trabalhar com o Programa Acolher, chegou em um momento fragilizado da minha vida pessoal, onde transformei a dor da perda da minha mãe em instrumento para cuidar das famílias que perdem seus entes queridos. Acolher é um ato de Amor! Tivemos lindos retornos e até mesmo um prêmio que só nos certificou estar no caminho certo do cuidado para com os servidores”, aponta Priscila, citando o 1º lugar na categoria Gestão/Projetos na terceira edição do Prêmio Servidores Inovadores.
Todos os serviços prestados pelo Programa estão disponíveis em uma cartilha, também encontrada no formato digital no portal da Prefeitura. A criadora do material, Isabela Rezende, fala da importância da existência do informativo. “A cartilha foi elaborada para oferecer orientações de forma simples aos servidores para que conheçam seus direitos e aos familiares, e, ainda, diante da necessidade de reunir em um único documento todas as informações que precisam ser acessadas em diferentes locais”, explica.
Entre as ações realizadas pelo Programa estão a solicitação para publicação de Nota de Pesar, com o consentimento da família, valorizando a trajetória do servidor na administração municipal; orientação sobre direitos legais como: auxílio funeral, acerto financeiro e pensão por morte, bem como apoio nos trâmites burocráticos.
O Programa Acolher funciona na Casa do Servidor, Rua Francisco Portela, 702, Centro. Para dúvidas ou mais informações o contato também pode ser feito pelo WhatsApp (22) 99263-9632.