Foto: Kaná Manhães
Continuam as obras de macrodrenagem na Avenida Evaldo Costa, antiga Ayrton Senna
Continuam as obras de macrodrenagem na Avenida Evaldo Costa, antiga Ayrton Senna. No local, estão sendo instaladas galerias retangulares, com largura de seis metros por dois de altura, que compõem a nova rede de drenagem pré-moldada no canal que corta a avenida, substituindo os pequenos tubos ármicos de 1,2 metro de diâmetro e, totalmente, assoreados. A ampliação desse canal vai permitir uma vazão de água pluvial dez vezes maior que a permitida hoje.
Segundo informações do engenheiro João Roberto Bestechi, do Consórcio CBPO/Zadar, empresa vencedora da licitação e responsável pelas obras do programa, 530 metros do canal da Avenida Evaldo Costa estão concluídos. Ele informa que já foram também concluídos os serviços de infraestrutura para o remanejamento das intervenções de cabos de fibra ótica da OI, que impossibilitavam a continuidade das obras nas travessias entre os canais da Evaldo Costa e Antônio Curvelo Benjamim.
De acordo com o engenheiro, esse remanejamento era de responsabilidade da OI, mas atendendo solicitação do secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, para que as obras pudessem continuar, a CBPO/Zadar realizou o serviço, dependendo agora que a OI faça a ligação dos cabos na nova rede.
- Queremos iniciar as obras nessa travessia em setembro, mas precisamos que a OI faça a nova ligação. Sem isso, não podemos realizar essas travessias, ligando os novos canais ampliados para que a vazão pluvial da região se complete, coloca o engenheiro.
A obra de ampliação do canal da Avenida Evaldo Costa está incluída no Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico de Macaé e tem como objetivo sanar o problema de alagamentos nas localidades situadas no entorno, como Riviera, Sol y Mar, Campo do Oeste e Visconde.
As obras realizadas para garantir maior vazão da água pluvial e acabar com os alagamentos são reivindicações antigas dos moradores dessas localidades, situadas em cota mais baixa ao nível do mar e sempre sofreram com alagamentos em ocasião de chuva mais forte.
Com essa obra de macrodrenagem, a água pluvial da região do Visconde/Riviera/Sol y Mar/Campo do Oeste vai seguir pelos canais da Avenida Evaldo Costa e da Antonio Curvello Benjamin, indo para a Linha Vermelha, onde entrará no Canal da Fábio Franco e daí para a elevatória da Rua Télio Barreto, onde a água será bombeada para o Rio Macaé.
De acordo com a secretaria de Obras Públicas (Semop), neste final de ano, a prefeitura vai priorizar a construção da nova estação elevatória na Rua Télio Barreto, que já está na fase de fundação e terá capacidade de bombear 4.500 litros por segundo e escoar seis mil litros de águas pluviais por segundo, também está incluída na primeira fase do Programa Água Limpa.
A prefeitura também vai priorizar o serviço de transposição das passagens entre a Rua Antônio Curvelo Benjamin e Evaldo Costa, Antônio Curvelo e Linha Vermelha e Antônio Curvelo e Coronel Sizenando, o que depende da nova ligação dos cabos da OI. Essa transposição será feita utilizando tubulações como as usadas nos canais já ampliados pela prefeitura.