Foto: Ana Chaffin
Obra faz parte do programa Água Limpa, e tem como objetivo acabar com os alagamentos na região da Avenida Evaldo Costa
As obras da nova elevatória da Rua Télio Barreto estão em ritmo acelerado. A elevatória está sendo construída pela prefeitura de Macaé com o objetivo de ampliar a vazão pluvial dos canais da Evaldo Costa, Antônio Curvelo Benjamim e Fábio Franco em direção ao ponto de deságüe no Rio Macaé. A obra faz parte do programa Água Limpa, e tem como objetivo acabar com os alagamentos da região onde esses canais estão situados em ocasião de chuvas mais fortes.
Na manhã de quarta-feira (27), o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, vistoriou as obras da nova elevatória, acompanhado dos engenheiros do Consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas obras de macrodrenagem do Programa Água Limpa, Rogério Travassos, Eugênio Louzada Tourinho, Frederico Rio e Ruben Teixeira.
- A obra foi necessária porque a antiga elevatória da Télio Barreto não atende mais a vazão pluvial da região. Com o crescimento de Macaé, a antiga elevatória não consegue mais captar as águas pluviais com rapidez, o que vem resultando nos alagamentos com chuvas mais fortes. Além de ampliar os canais da Evaldo Costa e Antônio Curvelo e alargar trechos do canal Fábio Franco, vamos captar e direcionar essas águas com maior rapidez ao ponto de deságüe, beneficiando os bairros situados em cota mais baixa, explica o secretário.
Quando estiver pronta, a nova elevatória terá a capacidade de bombear 4.500 litros de águas pluviais por segundo, ampliando o sistema de vazão da bacia de drenagem sete. Trabalhando em conjunto com a antiga elevatória da Rua Télio Barreto, cuja capacidade de escoamento é de 3.000 litros por segundo, vai totalizar uma vazão pluvial de 7.500 litros por segundo, reforçando o escoamento pluvial da região.
Com as etapas iniciais já concluídas, estão em fase de conclusão os prédios da guarita, administração e a subestação. Com a parte estrutural do prédio da nova elevatória pronta, foi iniciada a montagem das tubulações e bombas. Ao lado da estrutura pré-moldada, começou a instalação da estrutura de recalque. No canteiro de obras, estão as tubulações de aço com um metro e meio de diâmetro, pesando cada peça cerca de setecentos quilos, que vão conduzir as águas pluviais em direção ao túnel cuja construção já foi iniciada e que será instalado sob a Avenida Télio Barreto.
As obras são fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e têm a finalidade de ampliar a vazão da bacia de drenagem composta pelas águas que são coletadas pelos canais da Avenida Evaldo Costa, Rua Antônio Curvelo Benjamim e Fábio Franco. Ao agilizar o escoamento pluvial, a nova elevatória, trabalhando em conjunto com a antiga, vai beneficiar os bairros situados próximos a esses canais, evitando os alagamentos em ocasião de chuvas fortes.
A obra está incluída na primeira fase do Programa Água Limpa e, se o tempo permanecer bom, a parte física estará concluída de dois a três meses, devendo se inaugurada pelo prefeito Riverton Mussi no aniversário de Macaé, em julho.
Das quatro bombas de sucção, com capacidade de escoamento de 1.500 litros por segundo cada, uma ficará de reserva, para ser acionada em caso de necessidade. Para suprir eventuais interrupções de fornecimento de energia elétrica, comuns em momentos de chuva, um conjunto gerador será instalado.
A prefeitura também já iniciou a escavação do shaft do túnel subterrâneo, passando sob a Avenida Télio Barreto, com seis metros de diâmetro e seis metros e meio de profundidade. Esse túnel, com dois metros de largura e 20 metros de comprimento, vai conduzir as águas bombeadas pela nova elevatória em direção ao Rio Macaé.