logo

Programa Água Limpa: prossegue ampliação do Canal

22/10/2010 13:57:18 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Pré-moldados continuam sendo colocados

A prefeitura de Macaé, através do Consórcio CBPO/Zadar, empresa responsável pelas obras da primeira fase do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico de Macaé, está aguardando a conclusão dos trabalhos da empresa de telefonia Oi. A empresa está trabalhando na remoção de interferências nas proximidades do canal da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna) e que estavam impedindo a continuação da ampliação desse canal, importante para o aumento da vazão pluvial daquela região.

Segundo informações do consórcio CBPO/Zadar, de acordo com a Oi, a remoção das interferências deve estar concluída ainda esta semana. Se isso acontecer, a partir da próxima semana, serão retomadas as obras de ampliação do canal da Evaldo Costa.

- Estamos com tudo preparado para retomar a ampliação desse canal, tão logo a Oi conclua o seu trabalho, colocou o engenheiro João Roberto Bestechi, do consórcio.

A ampliação do canal da Evaldo Costa faz parte da primeira fase do Programa Água Limpa da prefeitura, onde estão sendo empregados R$ 277 milhões. As obras atendem a antiga reivindicação dos moradores dos bairros próximos aos canais da Fábio Franco, Antônio Curvelo Benjamim e Avenida Evaldo Costa, para acabar com os alagamentos quando chove mais forte na cidade.

As obras desse programa começaram em 2008. A ampliação do canal da Evaldo Costa vai sanar o problema de alagamentos nas localidades do seu entorno, como Riviera, Sol y Mar, Campo do Oeste e Visconde, que são situadas em cota mais baixa ao nível do mar e que sempre sofreram com alagamentos em dias de chuva mais forte.

Na Avenida Evaldo Costa já foram instaladas cerca de 600 metros de galerias retangulares, com largura de seis metros por dois de altura, da nova rede de drenagem pré-moldada do canal que corta a avenida, substituindo os pequenos tubos ármicos de 1,2 metro de diâmetro e, totalmente, assoreados que ali existiam. A ampliação desse canal, que vai totalizar 1.500 metros de extensão, vai aumentar a vazão de água pluvial em dez vezes da que acontece hoje.

A ligação pluvial do canal da Rua Antônio Curvelo Benjamim com a Linha Vermelha, que vem sendo realizada pelo Consórcio CBPO/Zadar, está paralisada temporariamente porque no local foram encontradas várias interferências da Cedae e da Ampla.

Segundo informações do consórcio, as concessionárias e água e de energia já foram comunicadas e estiveram no local para ver o problema e se comprometeram em retirar ou transferir as interferências para que as ligações pluviais, importantes para toda uma região, possam ser concluídas. Outra informação do consórcio CBPO/Zadar: já foi concluída a operação tapa-buracos, efetuada pelo consórcio e secretaria de Serviços Públicos na Avenida Evaldo Costa.

Prefeito: “Água Limpa é prioridade”

Em reunião no início deste mês, com representantes do Consórcio CBPO/Zadar, o prefeito Riverton Mussi, ressaltou a prioridade do Programa Água Limpa. As próximas metas do programa são concluir já no primeiro semestre do ano que vem as obras da Avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna) e a segunda fase do canal da Rua Antônio Curvelo Benjamim.

Na reunião, o prefeito anunciou a próxima etapa do projeto. Em 15 dias, começam as obras de construção de um túnel que vai escoar as águas da Estação Elevatória da Avenida Télio Barreto para o Rio Macaé. Sobre esse túnel, para garantir o escoamento da água que vem do canal da Fábio Franco, foi necessário desapropriar um prédio na Rua Télio Barreto, que será demolido.

- Nessa área será construído um poço com seis metros de diâmetro, que vai receber todo o fluxo dos canais antes de que a água seja despejada no Rio Macaé. Todo o sistema de escoamento terá 14 bombas de sucção, além de bombas reserva, explicou Riverton.


Fotos Relacionadas