A prefeitura de Macaé encerra o ano autorizando mais 537 bolsas de estudos para alunos regularmente matriculados em instituições privadas de ensino superior de graduação e em instituições de ensino técnico profissionalizante. A assinatura da Ata Oficial do Programa Estuda Macaé, de Bolsa Universitária / Técnico Profissionalizante, será dia 12 de dezembro, às 9h, no Teatro Municipal, garantindo a mensalidade de dezembro dos agraciados com o benefício.
O Programa Estuda Macaé visa oportunizar acesso a capacitação profissional às pessoas que não possuem renda familiar suficiente para o custeio educacional. Realizado pela prefeitura desde 2006, através da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano, o Programa Estuda Macaé, com a nova turma de bolsistas, chega a 856 beneficiados recebendo bolsa no valor de um salário mínimo, recurso proveniente dos royalties repassados pela Petrobras.
Atualmente existem bolsistas do Estuda Macaé matriculadas nas seguintes instituições de ensino superior: Universidade Estácio de Sá – UNESA (Fisioterapia, Educação Física, Planejamento e Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Petróleo e Gás, Engenharia de Petróleo, Administração e Direito); Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos – FeMASS (Sistemas de Informação); Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Administração de Empresas); Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé – FAFIMA (Pedagogia e Letras); EDUCON (Administração de empresas, Ciências Contábeis, Serviço Social, Letras, Pedagogia e Matemática); Universidade Cândido Mendes – UCAM em parceria com a FUNEMAC (Normal Superior e Pedagogia); Escola Teológica Redemptoris Mater – ETRM (Teologia). E nas instituições habilitadas com cursos técnicos: SENAC; Instituto Nossa Senhora da Glória; Colégio Bruno Ostmann – CBO; Escola Técnica José Rodrigues da Silva; Centro Educacional Especializado em Saúde – CEES e Centro Educacional de Formação em Saúde – CEFS.
Recadastramento
A Coordenadoria de Programas e Projetos da SEMDSH informou que em dezembro acontecerá recadastramento dos beneficiados ao Programa Estuda Macaé – Bolsa Universitária/Profissionalizante. A intenção é verificar a atual situação dos 319 bolsistas que hoje desfrutam do benefício, para verificar se estão empregados, o que altera o perfil sócio-econômico, ou se ainda cursam.
Ação social
O Programa Estuda Macaé, além de garantir acesso a educação universitária e técnica, também vem sendo pela municipalidade como ferramenta para ação social. No dia da assinatura da Ata Oficial do Estuda Macaé os novos bolsistas doarão cada um pelo menos um brinquedo a ser destinado a instituições subvencionadas no município.
Em junho deste ano, durante a campanha institucional de divulgação do Programa Estuda Macaé, foram arrecadados centenas de livros a partir da doação da população, que levou aos pontos de recebimento suas colaborações. Os livros foram separados por abordagem e doados às instituições subvencionadas com compatível foco de atuação, de acordo com o público alvo.