logo

Programa Bolsa-Atleta incentiva descoberta de novos talentos

20/07/2006 16:26:35 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura de Macaé é um dos municípios pioneiros do Brasil a implantar o Bolsa-Atleta com o objetivo de fazer a inclusão dos atletas de alto rendimento, através da adaptação da Lei Federal. Atletas federados e que competem a nível regional, estadual, nacional e internacional, de Macaé, podem participar do programa.

Inicialmente serão beneficiados 50 atletas, com uma ajuda de custo que varia de um salário mínimo a R$ 1 mil (dependendo do nível do atleta). Essa ajuda é voltada para a manutenção do atleta, como gastos com alimentação e inscrições em campeonatos. Cátia Soares, do karatê, e Jéssica Becker, do body boarding, atletas da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte) e que competem à nível internacional, já estão incluídas no programa.
Além disso, o município também dá o suporte médico, com atendimento ortopédico e de fisioterapia.

O Bolsa-Atleta é um contrato profissional entre o bolsista e a Fundação de Esportes de Macaé (Fesporte), com duração de seis meses podendo ser renovado ou não, dependendo do desempenho do atleta. É uma forma de poder renovar o quadro, já que existem 50 atletas querendo participar, e também incentivar um melhor aproveitamento dos bolsistas.

- O Bolsa-Atleta é direcionado aos atletas que apresentam um alto rendimento e que já participam de competições. A intenção da prefeitura é viabilizar a carreira desses profissionais que com a oportunidade certa poderão crescer ainda mais, levando o nome de Macaé para as competições, explica Alex de Moraes, presidente da Fesporte.