logo

Programa Cidade da Melhor Idade participa de Campanha Janeiro Roxo

31/01/2025 19:32:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Campanha Janeiro Roxo leva informações sobre hanseníase

A Campanha Janeiro Roxo também está fazendo parte do trabalho do Programa Cidade da Melhor Idade. Nesta sexta-feira (31), informações relevantes sobre a hanseníase foram repassadas no auditório do Paço Municipal. No público, estavam presentes participantes do programa que assistiram a palestra “Campanha de Conscientização sobre a hanseníase, uma doença infecciosa crônica”, ministrada pela médica Monique Sampaio.

Na ocasião, a médica esclareceu dúvidas e destacou o que é a doença, sintomas, formas de tratamento e importância do diagnóstico precoce. “ Todos devem estar atentos à doença, quem é da melhor idade deve saber diferenciar o que é mancha senil de hanseníase. Um dos destaques é que assim que a pessoa inicia o tratamento não contagia mais ninguém. Não deve haver barreiras e preconceito quanto à hanseníase. No Brasil, o registro da doença é de 30 mil casos, e no município entre os anos de 2002 a 2024 é de 1.400 casos”, pontuou Monique.

As participantes Maristela da Silva e Maria Cristina Pereira comentaram que a palestra foi importante. “Esta doença é muito séria, e temos que ficar atentas para ajudar familiares e também pela nossa saúde. O programa está de parabéns", contou Maristela. De acordo com a coordenadora do Programa Cidade da Melhor Idade, Magali Oliveira, a pauta foi considerada essencial para levar para população e aos integrantes do programa. “Em 2024, registramos que uma de nossas participantes estava com hanseníase. Além da questão da saúde que foi devidamente cuidada, tratamos da questão de dizer não ao preconceito e isolamento. Esta palestra é de suma importância, pois além da hanseníase também se fala sobre a saúde da pessoa idosa no verão”, comentou.

Vale lembrar que o programa que é vinculado à Secretaria Adjunta de Governo oferece atividades de soltinho, passinho, ballet sênior, corte e costura, artesanato, crochê, auriculoterapia, acupuntura, pintura em tecido, teatro e alongamento. A previsão é que a partir deste mês de janeiro sejam implementadas aulas de informática, que começam as inscrições na segunda (3) e inicia as aulas experimentais na terça-feira (4 de fevereiro) .

Ainda neste mês de fevereiro, segundo Magali Oliveira, estão previstas as atividades do Baile de Carnaval e também do Bloco de Carnaval nas praias da Imbetiba e Bar do Coco. O bloco intitulado Devolve meu Tupperware vai reunir os foliões no final do mês.

Para fazer parte, basta ter mais de 60 anos de idade e levar RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e atestado médico. As atividades também podem ser acompanhadas pelo Instagram: .@cidadedamelhoridade. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo WhatsApp: (22) 99105-3160 ou na sede, localizada na Rua Marechal Deodoro, 564, no Centro, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. E, às terças e quintas-feiras, até às 18h30.


Fotos Relacionadas