Programa 'Circulando no Trânsito' participa da SIPAT no SENAI

13/08/2013 14:42:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Ana Chaffin

Programa trabalha conceitos como segurança no trânsito e cidadania

A prefeitura, com atuação da secretaria de Mobilidade Urbana, participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) promovida pelo Senai-RJ na última semana. Os estudantes conheceram as ações do programa “Circulando no Trânsito”, que trabalha conceitos como segurança no trânsito e cidadania, por meio de palestras com o tema “Educação e Segurança no Trânsito”. Os encontros foram na segunda-feira (5) e na sexta-feira (9), no auditório da unidade Geraldo Silveira Coutinho, e reuniram, em média, 120 ouvintes por turno.

- Ao abordar assuntos sobre a conscientização, o objetivo é mobilizar condutores e pedestres sobre a importância da educação no trânsito e de uma direção segura para todos, alertando sobre os riscos de acidentes - disse o subsecretário de Educação no Trânsito, Paulo César Pereira Alves.

A SIPAT é uma semana de palestra voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. No entanto, a Mobilidade Urbana foi convidada a participar do evento, ampliando ainda mais os assuntos abordados.

A palestra abordou temas como “conceito de trânsito”; “evolução do número de habitantes e de acidentes em Macaé”; “evolução do número de veículos por habitante”; “ranking do Brasil em número de mortos por veículos”; “conceito de direção defensiva”; “as causas de acidentes associadas à imprudência, imperícia e negligência”; “os riscos e perigos no trânsito associados aos veículos, condutores e às vias”; “manutenção periódica e preventiva do veículo”; “número de fatalidades envolvendo crianças em acidentes de trânsito”; “como evitar desgaste físico relacionado à maneira de sentar e dirigir”; “ajuste de retrovisores para diminuir o ponto cego”; “telefones, rádios e outros mecanismos que diminuem a atenção ao dirigir”; “os pedestres também têm que andar defensivamente”; “obrigatoriedades envolvendo motociclista”; “influência do ambiente na rotina do condutor”; “como evitar colisões mantendo a distância” e alguns dados relacionados a Macaé.

- A proposta é a mudança de hábito, que os condutores passem a se policiar, a prestar atenção aos veículos e pedestres, sempre lembrando que devem dirigir defensivamente, por eles e pelos outros – explica a palestrante Josiana Marques Wilme, pedagoga e membro da equipe de Educação no Trânsito da Mobilidade Urbana.

Para os alunos, o que foi aprendido será seguido. “Apesar de não dirigir ainda, consegui entender que, como pedestre, todo cuidado é pouco, pois não posso contar que sempre todos os motoristas vão respeitar as regras. Com esta palestra, aprendi a ser mais defensivo também como pedestre”, afirma Hugo Antônio Torres Azevedo, Jovem Aprendiz e estudante do SENAI.

Sua colega, Jane Carvalho, concorda. “A palestra contribuiu com a importância da conscientização em relação a temas muito relevantes para a boa convivência no trânsito”, complementa.

- A palestra realmente fez a diferença e trouxe muito conhecimento aos nossos colaboradores e alunos. Nossa pesquisa de satisfação apontou que o conteúdo é muito interessante e de fácil entendimento, com clareza e precisão – elogiou a secretária gerencial do Senai-Macaé, Priscila de Oliveira.

Em 2013 já foram realizadas palestras com trabalhadores da AMPLA e da Sotreq, além de alunos do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade do Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro e de alunos da Educação Infantil da Escola Estadual Municipalizada Anna Benedicta da Silva Santos. O agendamento dos interessados nas palestras pode ser feito por meio de ofício protocolado na sede da Mobilidade Urbana, que fica no Km 4 da RJ-168, no bairro Virgem Santa.