Programa Classe Hospitalar promove atividade especial

08/10/2013 15:59:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Programação segue até sexta-feira (11) das 9h às 11h e das 14h às 16h

Sorrisos, descontração, harmonia e integração. Este é o clima da Semana da Criança, que acontece no solário do Hospital Público de Macaé (HPM) com os estudantes da rede municipal que participam do programa Classe Hospitalar. A programação segue até sexta-feira (11) das 9h às 11h e das 14h às 16h.

O objetivo é envolver os atendidos em um evento diferenciado com oficinas diversas ligadas às artes, música e cantigas de roda. Com o tema “Brincadeira é coisa séria e viagem”, a programação conta com a participação de palhaço e da equipe multidisciplinar, que atua nas turmas atendidas no HPM, Unidade de Emergências Pediátricas e em domicílio.

Entre os alunos mais entusiasmados estava Ruan Pablo Santana, de três anos. O pequeno aluno da Escola Municipal de Educação Infantil Alcides Ramos, que está internado por conta de uma queimadura, não parava de dar gargalhadas. Já a mãe Jucileia Azevedo fez questão de participar da atividade junto com o pequeno. "Esta programação é maravilhosa. Parece até que o Ruan esqueceu que está no hospital. Só tenho que agradecer a equipe pela dedicação e carinho que têm com meu filho, que ele está até mesmo fazendo exercícios, como se fosse na escola”, opinou.

A programação é marcada pelo envolvimento dos familiares dos alunos. A família da aluna do Colégio Municipal Almir Francisco Lapa, Thaís Bispo dos Santos, de oito anos, fez questão de dançar, cantar e produzir materiais que poderão ser utilizados nas brincadeiras com a garotada. A mãe Gecimar Barbosa, o pai Roberto Bispo e os irmãos Lucas e Caio Bispo participaram. “Fizemos questão de estar na Semana da Criança. Sabemos que a nossa união só vai ajudar na recuperação da Thaís. Ela passou por uma cirurgia intracraniana e percebemos que estas atividades contribuem junto ao bem-estar dela”, contou.

Outra paciente do setor de Pediatria do HPM que ficou empolgada com a ação é a aluna do Colégio Municipal Teotônio Ferreira de Luna, Creicilane dos Santos de Souza. Mesmo ansiosa com resultados de exames que ela está sendo submetida, a menina ficou muito envolvida com a oficina de arte. “Gosto muito de estudar e pintar. Quando crescer penso em ser artista plástica”, disse a aluna, que compartilhou as tarefas com a mãe Fabiana dos Santos e a avó Georgina de Souza.

O “Classe Hospitalar” oferece um atendimento diferenciado com apoio humanístico para crianças e adolescentes, como também para familiares. Com a realização do projeto, o objetivo da rede municipal é dar continuidade aos estudos e melhorar a adaptação dos pacientes hospitalizados.

Entre as propostas do programa estão promover a humanização no ambiente hospitalar e a não interrupção da escolarização; acompanhar os alunos hospitalizados mantendo a sistematização da aprendizagem, integrar o trabalho pedagógico das secretarias de Educação e Saúde e desenvolver atividades lúdicas para favorecer o desenvolvimento educacional. As ações são ministradas em uma sala específica para os alunos hospitalizados dotada de brinquedos pedagógicos, mesa para atividades e materiais diversos voltados para o ensino-aprendizagem.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o programa também tem como finalidades promover a aceitação, autoestima, segurança e melhor qualidade de vida em prol do desenvolvimento das potencialidades e contribuir para reintegração à escola após alta hospitalar.

- O programa é uma ação integrada entre as secretarias de Saúde e Educação. A classe hospitalar deve ser considerada como um espaço de aprendizagem, brincadeira e desenvolvimento dos processos educativos - ressaltou a secretária.

Durante o programa, as atividades são organizadas e planejadas em formas de oficinas como leitura e escrita e jogos e artes. As ações propiciam situações de ensino, garantindo momentos de lazer, além da construção e manutenção do lúdico.

Programa

O programa Classe Hospitalar conta com a atuação de uma equipe multiprofissional formada por professores e pedagogo. A ação também abrange assistentes sociais e psicólogos que uma vez na semana atuam no “Grupo Interdisciplinar”, que reúne a família em acolhimento especial. Durante a ação, os familiares dos alunos hospitalizados recebem orientações específicas, que visam reforçar o apoio junto aos pacientes.

No decorrer da programação serão promovidas atividades diversas. Nesta quarta-feira (9) vai acontecer a ação “Beleza em Foco” com produção de foto. Já na quinta-feira (10) será realizada uma exibição de cinema e oficinas de artes. A Semana da Criança será encerrada na sexta-feira (11) com apresentação teatral e do grupo de contadores de histórias da rede municipal.

A Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Educação, atende ao Conselho Nacional de Educação, que sinaliza o atendimento educacional a crianças em tratamento de saúde, que implique internação hospitalar. O Governo Municipal também segue as determinações do Ministério da Educação (MEC), que indica a ação integrada entre os sistemas de ensino e saúde, por meio das classes hospitalares, na tentativa de dar continuidade ao processo de desenvolvimento e aprendizagem.