O Programa de Atendimento Domiciliar Terapêutico (PADT), da secretaria municipal de saúde, atende a cerca de 280 pacientes acamados ou restritos ao domicílio, com objetivo de melhorar a vida das pessoas que necessitam de atenção primária. O atendimento é feito nas localidades onde não há equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
De acordo com o secretário de saúde, Eduardo Cardoso, dados do programa apontam uma queda de 90% nos casos de reinternações.
– Além da diminuição nos casos da reinternação, outros benefícios são apontados como a redução dos riscos de infecção hospitalar. A humanização da atenção trazida pela permanência no convívio da família e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes também fazem parte das propostas do programa – frisou.
A equipe multidisciplinar é composta por médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, assistente social, psicóloga, enfermeiro e técnico de enfermagem.
Segundo a gerente do programa, a assistente social Benisia Soares Pessanha, o tempo máximo de permanência de cada paciente no programa é de nove meses, sendo cada caso avaliado pela equipe para prorrogação do atendimento em caso de necessidade.
– A equipe, além d fazer consultas, acompanha todo o quadro do paciente. Atualmente, 90% são idosos e alguns pacientes necessitam de cuidados a longo prazo e dependendo do caso, a equipe fica à disposição por tempo indeterminado – explicou a assistente social.
O motorista aposentado Nelson Nunes da Silva, de 56 anos, morador do bairro Visconde de Araújo, é um dos beneficiados pelo PADT há dois anos. O paciente teve a amputação total do pé direito, alguns dedos amputados do pé esquerdo e cegueira, devido à diabetes, além de hipertensão arterial e problemas cardíacos.
– Sou doente há mais de dez aos e este tratamento em casa facilita a minha vida e da minha esposa. Além de diminuir gastos com medicação e material para curativo, recebemos orientação técnica da equipe para realização de curativo, onde a interação com a família promove melhor qualidade de vida para mim – comentou, emocionado.
Nelson Araújo recebe tratamento por clínica médica, no período de dois meses, fisioterapia duas vezes na semana, atendimento de enfermagem duas vezes por semana e acompanhamento de especialista em nutrição. Os exercícios de fisioterapia são alongamento superior muscular, e fortalecimento com objetivo de deformidades, exercício para melhora do equilíbrio, etc.