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Programa de Correção de Fluxo é estratégia no combate à evasão escolar

06/05/2011 08:57:34 - Jornalista: Andréa Lisboa

O Programa de Correção de Fluxo da Secretaria de Educação (Semed), com conteúdos adaptados às questões relativas ao município, vem colaborando para diminuir a evasão escolar e para suprir a defasagem série-idade de estudantes de escolas da rede. Na quinta-feira (5), 219 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, segmento incluído no programa neste ano, fizeram sua primeira avaliação bimestral. Além desses, 250 estudantes do primeiro segmento são atendidos.

- Os professores estão empolgados com o projeto e têm relatado melhora até mesmo quanto à disciplina, porque é trabalhada a autoestima do aluno, além do resgate de conteúdos. O objetivo principal é evitar a evasão escolar e também a formação para a cidadania, ressalta a coordenadora da Correção de Fluxo, Aldelúcia Porto Maciel Vagner.

A correção de fluxo, que atende a uma proposta do governo federal, como programa específico da Semed, foi elaborado em 2009 e implantado no ano seguinte. Desde então, a secretaria prepara, em cursos de formação continuada, os professores que monitoram quatorze turmas das oito escolas de primeiro segmento do ensino fundamental e nove turmas das quatro escolas de segundo segmento.

A matriz curricular do programa tem conteúdos adaptados às questões relativas ao município pela equipe da Subsecretaria de Educação Pedagógica que realiza reuniões de planejamento com os professores monitores para orientá-los sobre sua aplicação. Esses conteúdos são trabalhados em três linguagens. A primeira é constituída pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Inglesa e Arte. Essa última virá a permear todos os conteúdos como apoio. A segunda linguagem inclui História e Geografia. A terceira, Ciências e Matemática.

Esta avaliação, aplicada ao segundo segmento, contempla as três linguagens de forma integrada. Também os estudantes do 1º ao 5º anos farão posteriormente uma avaliação textual. Cada turma do primeiro segmento recebe acompanhamento semanal de cinco horas de aula pelos professores monitores, que acontece no turno do aluno ou em horário complementar. As turmas de 6º ao 9º anos são assistidas em dez horas semanais. Neste ano, o programa está se aprimorando, inclusive com a inclusão da Educação Física durante o turno do estudante.

Na Escola Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro, depois da avaliação, os alunos assistiram o filme “Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin, como recurso para o estudo dos efeitos da Revolução Industrial e uma das estratégias educacionais do programa.

Arlene Gomes atuante em salas de aula das redes municipal e estadual há 28 anos, atende, desde o ano passado, a turma de 6º e 7º anos do programa dessa escola. Ela afirma: “Nunca fui tão bem orientada quanto pela equipe da Correção de Fluxo da Secretaria de Educação. Participamos de reuniões quinzenais como profissionais competentes que fazem diferença em nosso trabalho”.

A professora considera que a maioria dos alunos conseguirá se recuperar e ainda irá adquirir um conteúdo ampliado, incluindo especificidades do município. “Além disso, eles aprendem a lidar com a sua liberdade, sem atingir a do outro. Trabalhamos muito a identidade do indivíduo e a cooperação”, completou Arlene.

A aluna da turma de 6º e 7º anos do projeto, Rafaela Catarina dos Santos, de 14 anos, também tem certeza de seu avanço na aprendizagem. “Na Correção de fluxo tenho apenas três professores, então me sinto mais próxima deles. Tenho mais compromisso e consigo me integrar melhor com os colegas. Mudou bastante. Vou conseguir melhorar”, disse.