logo

Programa de Doença Falciforme atende 44 crianças em Macaé

16/03/2015 12:10:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

Diagnóstico é feito por meio do teste do pezinho

O Programa de Doença Falciforme funciona em Macaé há quatro anos e atende atualmente 44 crianças que estão com a doença controlada. O atendimento é realizado nas manhãs de todas as terças e quintas-feiras, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. O diagnóstico é feito por meio do teste do pezinho obrigatório desde 2000.

A coordenadora e médica pediatra do programa, Clara Maria Ramos, explica que quando o diagnóstico é constatado, a criança é encaminhada para o Hemorio, para que o teste seja repetido. Caso seja realmente diagnosticada a doença, o paciente passa por avaliações de dois em dois meses.

- Quando os casos não são graves, as crianças são tratadas no município, onde a doença é monitorada. Três por cento das crianças morrem antes dos cinco anos de idade quando não recebem tratamento adequado. Quando a criança recebe o tratamento, a expectativa de vida aumenta - explica.

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra, mas também é observado em pessoas de raça branca ou parda.

Os principais sintomas são: anemia crônica; dores nas articulações; dores abdominais; infecções; infartos pulmonares; retardo do crescimento e maturidade sexual; AVC e comprometimento da função de órgãos, sistemas ou aparelhos. O tratamento é realizado com remédios como a penicilina, Benzatina e ácido fólico.

A coordenadora acrescenta ainda que para tirar dúvidas dos pais quando é constatado algum traço falcêmico, mas ainda não há risco da doença se manifestar, é realizada uma reunião toda última quinta-feira do mês. Além do atendimento com o médico pediatra, o programa conta com a assistente social Luciane Santana e da técnica de enfermagem, Monique Santos.

Outras informações sobre o programa poderão ser adquiridas no doença falcêmica Macaé no facebook ou no próprio Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.