Programa de Educação Ambiental começa em Macaé

14/09/2022 14:36:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin e divulgação

Placas com orientações ambientais foram instaladas nesta quarta-feira (14)

O Programa de Educação Ambiental começou a ser executado em Macaé, na prática, nesta quarta-feira (14), com a instalação de duas placas educativas, com orientações ambientais, no bairro Mirante da Lagoa. A sinalização alerta para a necessidade de os veículos reduzirem a velocidade por ser uma área de travessia de animais silvestres. O objetivo é evitar acidentes com as capivaras que habitam no local.

Outras duas placas foram colocadas no bairro Lagomar, instruindo sobre a proteção da restinga. "Foram atos simbólicos, mas de extrema importância. O Programa de Educação Ambiental é uma contrapartida feita pelas grandes empresas instaladas no município e que teve seu início prático efetivado com essas ações", explicou o secretário municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Juninho Luna.

As placas afixadas hoje foram confeccionadas pela empresa Pan Marine. "É uma forma de mostrar para a população a importância da preservação da natureza e dos cuidados com os animais", disse o supervisor de materiais da Pan Marine, Leonardo Cruz. A empresa, originária dos Estados Unidos, é da área de navegação e apoio marítimo e tem registro no Brasil desde 1976. Em Macaé, funciona no bairro Novo Cavaleiros.

Também estiveram presentes, representando a Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, o coordenador de licenciamento ambiental, Neemias Roza Fernandes; o chefe de gabinete, João Guilherme Pires; e a analista ambiental e bióloga Caroline Medeiros.

O Programa

Em janeiro deste ano, numa reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Comads), foi aprovada a Instrução Normativa para o Programa de Educação Ambiental no Licenciamento. A partir de então, grandes empresas licenciadas no município passaram a ter como obrigação a adoção de ações educativas ambientais internas e externas.

Para que a empresa possua a licença ambiental, necessariamente é preciso apresentar e ter aprovado um Programa de Educação Ambiental pela equipe técnica da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal. Há um prazo, estabelecido na própria licença, para que o projeto seja executado.

Internamente, as ações têm como foco os trabalhadores destas companhias. A outra vertente é voltada para o público externo, prioritariamente a comunidade e as escolas do entorno de onde estão instaladas as empresas. Estas atividades podem ser instalações de placas, visitações, palestras e plantios, entre outras iniciativas, desde que tenham o cunho de educação ambiental.

Para facilitar o trâmite e dar agilidade ao processo, a Secretaria de Ambiente está elaborando um banco de projetos. Quando estiver pronto, vai oferecer às empresas a oportunidade de escolher um deles para executar.


Fotos Relacionadas