Foto: Luiz Bispo
Programa atende a alunos a partir dos sete anos
Nesta sexta-feira acontecerá o anúncio do vencedor do Prêmio Fetranspor de Mobilidade Urbana, do qual participa a Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé como uma das três finalistas com o “Programa Circulando no Trânsito” de educação no trânsito. O anúncio acontecerá às 18h no encerramento do 14º Congresso sobre Transportes de Passageiros e da 8ª Feira Rio Transportes, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.
Criado pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), o prêmio visa estimular e reconhecer as melhores práticas ligadas, direta ou indiretamente, à mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro.
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé, concorrendo com outros 18 participantes, ficou entre os três finalistas na categoria Educação e Cultura. O Programa Circulando no Trânsito foi o responsável pela posição da secretaria, que disputa com o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (DETRAN) e também com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Além dessa, serão premiadas outras quatro categorias: Planejamento de transportes e tecnologia; Responsabilidade socioambiental; Relacionamento com cliente e Jornalismo. Os vencedores em cada categoria serão premiados, em cerimônia oficial no 14º Etransport.
O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, explica que o incremento das atividades de educação de trânsito é uma das prioridades da secretaria. “Estamos orgulhosos de disputar o prêmio com órgãos de peso como DETRAN e UERJ e com os demais concorrentes. Para nós o resultado até agora já é considerado uma vitória”, revela ele que organiza uma pequena comitiva da secretaria para o momento da premiação.
Programa Circulando no trânsito
A educação no trânsito é direito de todos e dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), segundo estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em Macaé, a Secretaria de Mobilidade Urbana desenvolve políticas de educação e segurança no trânsito nas diversas esferas da sociedade.
Com ações educativas, a secretaria incentiva que as pessoas repensem a forma de agir no trânsito, compreendendo que é um espaço público e que é fundamental adotar posturas para uma boa convivência.
O Programa Circulando no Trânsito promove a responsabilidade e o compromisso social em relação ao trânsito, para as crianças e agora para os adolescentes. Trabalha com a diversidade social e prevê a formação de multiplicadores em várias esferas, além de preparar desde cedo para serem motoristas conscientes.
O programa realiza atividades com crianças e jovens e, além de já ter atendido quase cinco mil crianças de até 10 anos de janeiro a setembro desse ano, serve de referência para outras cidades que já vieram conhecer o projeto.
O programa sofreu um incremento e desde o inicio do mês de novembro está realizando atividades com jovens de 12 a 17 anos também. Cerca de 500 adolescentes já participaram da nova programação.
Além da peça destinada ao público infantil, o público jovem também conta com uma peça teatral onde são abordadas questões de trânsito e cidadania de forma divertida e aproximada da realidade. Os jovens aprendem sobre o que é preciso para obter a habilitação, sobre álcool e direção que são simuladas para ensinar a conviver seguramente com os veículos.
A equipe de Educação no Trânsito realiza também, ações e campanhas educativas nas vias da cidade. Essa atenção especial é necessária já que as estatísticas de acidentes de trânsito, de acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram que a não utilização do cinto de segurança é um dos cinco fatores causadores de mortes e lesões de trânsito, tendo os jovens como as principais vítimas.