logo

Programa de Equoterapia participa do I Macaé Horse Fest

23/04/2023 18:26:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Todos foram premiados com medalhas

Uma manhã de domingo de muitas expectativas e conquistas para os assistidos do Programa de Equoterapia, desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, e seus familiares. Eles participaram do primeiro Macaé Horse Fest, promovido no Parque de Exposições, na competição de três tambores, categoria paratletas.

O sorriso e a satisfação estavam estampados nos rostinhos de cada um. Acompanhados de seus instrutores, eles conduziram muito bem os cavalos Floquinho e Triunfo, após a apresentação cada assistido recebeu sua medalha. A chefe da Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação, Janiane Nunes Soares destacou a participação dos assistidos.


"Esta será uma lembrança que ficará na memória de cada um e também de que todos são iguais e capazes de alcançar voos cada vez mais altos”, frisou.



O coordenador do Programa de Equoterapia, Thiago Franco elogiou a iniciativa da organização do evento em proporcionar um momento tão importante para todos os envolvidos com a equoterapia.


“Pela primeira vez eles participam de uma competição. Fomos convidados pela organização que inseriu a categoria paratleta, com certeza vamos inseri-los em outras competições. Este ambiente do cavalo é família, amizade e traz confiança para o praticante”, disse.



Para a funcionária pública, Tatiane Vieira, o evento movimentou a rotina da filha Manuela Vieira, de 14 anos, que participa do programa por conta de um atraso cognitivo.


“Durante a semana ela não falou em outra coisa, estava muito empolgada e se preparou para este momento. Sou apaixonada por este trabalho, minha filha evoluiu muito a sua comunicação, equilíbrio, ansiedade e socialização. O atual governo teve um olhar muito sensível com a equoterapia, com uma nova estrutura, o cuidado com os animais, é um prazer vir aqui”, analisou.



As organizadoras do Macaé Horse Fest, Gabriela Cruz, Nanachara Souza, Geísa Almeida agradeceram a participação dos integrantes do Programa de Equoterapia.


“Fizemos o convite e a Prefeitura abraçou a ideia. O nosso objetivo é incluir cada vez mais pessoas ao evento e mostrar que todos, independente de sua condição, podem fazer parte desta competição”, comentaram.



O Programa de Equoterapia funciona no Parque de Exposições Latiff Mussi, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas. O atendimento é feito a partir da faixa etária de dois anos e não tem idade limite. Por praticante a terapia é oferecida uma vez por semana, durante 30 minutos. O Programa também acontece na serra macaense, todas as sextas-feiras, das 8h às 17h, no Parque de Exposição de Córrego do Ouro.

A Equoterapia é um método terapêutico que envolve o cavalo como instrumento transformador, utilizando uma abordagem interdisciplinar com as áreas da saúde, educação e da equitação, na busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência (PCDs) ou com necessidades especiais. Os interessados em participar devem comparecer ao local pessoalmente e apresentar o encaminhamento médico que recomenda frequentar a terapia com cavalos.

Evento - Com entrada gratuita, o Macaé Horse Fest, segue nesta tarde de domingo com a competição de três tambores. O atleta deve fazer o percurso pelos três tambores, no menor tempo possível e sem derrubar nenhum dos tambores. Na prova, o primeiro tambor deve ser contornado em giro de 360º da esquerda para a direita, e os dois últimos também devem ser contornados em um giro de 360º, porém, da direita para a esquerda.

A Prova dos Três Tambores é uma prova tradicional e extremamente técnica, consiste num circuito com três tambores, onde o objetivo é cumprir todo o trajeto no menor tempo possível sem derrubar nenhum dos tambores. A classificação é feita por meio da somatória dos menores tempos registrados para o cumprimento do circuito. Em caso de um ou mais tambores serem derrubados durante o trajeto, há uma penalização.


Fotos Relacionadas