logo

Programa de Nutrição do município é referência de gestão

25/09/2014 17:59:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

As ações desenvolvidas na área de nutrição pela Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), são seguidas como exemplo para o órgão estadual da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) e destaque no Congresso Brasileiro de Alimentação e Nutrição.

Esta semana, a equipe do Conselho Regional de Nutricionistas da quarta região (CRN4), que compõe a Câmara Técnica de Políticas Públicas, foi recebida pela subsecretária de Saúde, Sonia Mussi. Na ocasião, foi apresentado o projeto “O nutricionista frente às políticas públicas e segurança alimentar e nutricional”, que o conselho promove em várias cidades do estado.

Segundo a nutricionista do CRN4, Lúcia Franca, as reuniões consistem no levantamento de informações sobre o quadro técnico das secretarias, atribuições desenvolvidas, autonomia técnica e outras questões inerentes à Área Técnica de Alimentação e Nutrição.

A nutricionista parabenizou o trabalho executado pelo município e ganhou elogios da coordenadora geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, e da ATAN do Estado do Rio de Janeiro, Myrian Coelho. "O modelo descentralizado de gestão da Catan, implantado em janeiro de 2013, tem sido eficiente e possibilita a execução dos projetos e programas preconizados pelo Governo Federal", frisou.

A coordenadora da Catan, Carine Lima, afirmou ainda que o município apresentou três trabalhos no Congresso Brasileiro de Alimentação e Nutrição, em Vitória/ES, onde foram bem avaliados e citados como referência de gestão.

Também participaram da reunião, a gerente da Vigilância em Saúde, Ana Paula Dalcin, e a gerente administrativa do Catan, Laís Soares.

Catan - A Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição possui diversos programas na área de vigilância nutricional, como o Programa Municipal do Leite que atende crianças de zero a quatro anos. A Catan também oferece o Programa de Suplementação Alimentar para gestantes e o Programa de Suplementação Alimentar para crianças com intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca (lactoglobulina). São custeados com recursos municipais e atendem dezenas de crianças de até cinco anos com a distribuição de leite de soja.

A Catan ainda oferece atendimento com profissionais da assistência social, pediatria, alergologia e nutrição. Os interessados pelo serviço podem ir até o órgão e marcar consulta. A Catan atende na rua Dr. Luiz Belegard, 139, no Centro. Outras informações pelo telefone (22) 2759.1024.